A ALTERNÂNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA REGIÃO SUDESTE
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.72112Resumo
Este trabalho tencionou discutir a Alternância na formação de professores na região sudeste, mais especificamente na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica com enfoque qualitativo. Entre as principais discussões realizadas, destaca-se a utilização da formação em Alternância organizada em tempo escola, tempo universidade e tempo comunidade como proposta pedagógica de organização do currículo nas licenciaturas citadas. Como opção pedagógica, destaca-se a aplicação da Alternância integrativa, ou seja, a intercomunicação entre os diferentes tempos e espaços formativos, bem como os referenciais do movimento da educação do campo no Brasil. Entre as mediações pedagógicas utilizadas para articulação do tempo escola/tempo universidade foram citados o Plano de Estudo, o Caderno da Realidade, como colocação em comum desenvolvidas na UFES, o Guia do tempo comunidade e a Jornada Socioterritorial na Licenciatura em Educação do Campo da UFMG e na UFRRJ. Foram utilizados os Grupos de Trabalho (GT) e o trabalho integrado como mediações que articulam os diferentes tempos formativos na formação de professores pelas universidades citadas.
PALAVRAS-CHAVE: Educação do Campo. Alternância. Licenciaturas em Educação do Campo. Formação de professores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria Isabel Antunes Rocha, Silvanete Pereira dos Santos, Ramofly Bicalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.