EDUCAÇÃO DO CAMPO E FORMAÇÃO DE EDUCADORAS (ES): PROJETOS E PRÁXIS EM TEMPOS DE PANDEMIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.72139

Resumo

Analisa-se três projetos de formação de educadoras (es) do Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Paulo Freire (CAECDT), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com vistas à ampliação do debate acerca das relações entre projeto e práxis nas ações formativas propostas e realizadas e a Educação do Campo. Utiliza-se a revisão de literatura, a pesquisa documental e questionário virtual para o escopo da pesquisa e o materialismo histórico dialético como método de interpretação e produção do conhecimento acerca das relações entre Educação do Campo e formação de educadoras. Os resultados apontam para perspectivas críticas, desafios e resistências necessárias para a formação continuada. Conclui-se destacando as potencialidades e limites dos projetos, assim como possibilidades e resistências para a formação continuada de educadoras (es).

PALAVRAS-CHAVE: Educação do Campo. Formação de Educadoras (es). Projeto. Práxis.

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Biografia do Autor

Maria Nalva Rodrigues Araujo Bogo, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Teixeira de Freitas, Bahia, Brasil, nalvaraujo@hotmail.com

Possui graduação em Ciências Sociais pela Fundação Educacional Nordeste Mineiro (1987), mestrado em Ciências e Práticas Educativas pela Universidade de Franca (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007). Atualmente é Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia- UNEB/Departamento de Educação.

Maria Jucilene Lima Ferreira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Conceição do Coité, Bahia, Brasil, mjferreira@uneb.br

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2015); Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006); Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação; Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1996). É professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia. É Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED/UNEB - Campus XIV).

Luzeni Ferraz de Oliveira Carvalho, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Teixeira de Freitas, Bahia, Brasil, lfcarvalho@uneb.br

Doutorado em Educação (Faculdade de Educação/Universidade de Brasília - UnB)/2018. Mestre em Educação pela FaE/UFMG (2008). Desde 2002 é professora da Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação - Campus X. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação- Campus X (1996). Especialista em Planejamento Educacional pela UNIVERSO/RJ l (1999).

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

BOGO, M. N. R. A.; FERREIRA, M. J. L. .; CARVALHO, L. F. de O. . EDUCAÇÃO DO CAMPO E FORMAÇÃO DE EDUCADORAS (ES): PROJETOS E PRÁXIS EM TEMPOS DE PANDEMIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), BRASIL. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 47, n. 2, p. 598–616, 2022. DOI: 10.5216/ia.v47i2.72139. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/72139. Acesso em: 8 dez. 2022.