DA REFERÊNCIA AO DISCURSO: UMA ANÁLISE DE IMAGENS DO LIVRO DE LEITURA GOIAZ CORAÇÃO DO BRASIL (1934)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.71388

Resumo

O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise de imagens que compõem o livro de leitura Goiaz Coração do Brasil (1934) e compreender de que maneira essas imagens conduzem o público leitor a construir visualidades de teor patriótico. Para isso, foram tecidas considerações sobre o uso de livros e imagens como fontes históricas e discutimos também sobre os aspectos histórico-culturais do livro de leitura em questão. Para a realização da análise das imagens foi utilizada a metodologia semiótica articulada a uma abordagem histórica. Por meio dessa análise, concluímos que a articulação entre texto e imagem, que é proposta na obra, possibilita a doutrinação de um olhar nacionalista e de exaltação ao estado de Goiás.

PALAVRAS-CHAVE: Fontes Históricas. Livro de Leitura. História da Educação em Goiás. Análise de Imagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nara Mendes Moreira, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, pronaramendes@gmail.com

Mestre em Arte e Cultura Visual pelo Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica, Educação Infantil, Alfabetização e Letramento pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professora coordenadora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jardim Colorado.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

MOREIRA, N. M. . DA REFERÊNCIA AO DISCURSO: UMA ANÁLISE DE IMAGENS DO LIVRO DE LEITURA GOIAZ CORAÇÃO DO BRASIL (1934). Revista Inter Ação, Goiânia, v. 47, n. 2, p. 747–762, 2022. DOI: 10.5216/ia.v47i2.71388. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/71388. Acesso em: 8 dez. 2022.