AS ESCOLAS PÚBLICAS LOCALIZADAS NO CAMPO E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DE REFERÊNCIAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.71017

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado realizada no contexto de um projeto de extensão implementado em escolas públicas localizadas no campo, na região Sudoeste do Paraná, no período de 2015 a 2020, que buscou socializar as possibilidades de se institucionalizar, a partir da prática da escola pública localizada no campo, tendo como base as garantias legais, um processo de rearticulação destas escolas na perspectiva do Movimento Nacional da Educação do Campo. A pesquisa analisou, junto às escolas em questão, o desenvolvimento de referências que promoveram mudanças por meio de um instrumental metodológico, do qual se destacam quatro tempos e espaços: as Trilhas Escola Família, o Inventário da Realidade dos Entornos da Escola, o Planejamento Coletivo Interdisciplinar e o Círculo de Saberes e Conhecimentos.Foi possível identificar que grande parte das escolas localizadas no campo encontra dificuldades de secolocarem uma perspectiva de mudança acerca de práticas cristalizadas e ainda enraizadas na Educação Rural, por estarem distanciadas da organicidade dos Movimentos Sociais Populares do Campo (MSPdoC) e suas organizações. Dar conta dessas mudanças em realidades específicas implica em “produzir movimento” e “rearticular vínculos” entre escolas, comunidades e seus entornos e, também, com os órgãos gestores. Institucionalizar tais referências e movimentações de tempos, espaços e instrumental metodológico é um caminho para garantir o direito à Educação do Campo.

PALAVRAS-CHAVE: Educação do Campo. Escola Pública do Campo. Referências. Instrumental Metodológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelita Cristine dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Francisco Beltrão, Paraná, Brasil, angelitacs89@gmail.com

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professora da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED).

Cecília Maria Ghedini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Francisco Beltrão, Paraná, Brasil, cemaghe@gmail.com

Doutora em Formação Humana e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus de Francisco Beltrão-PR.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

SANTOS, A. C. dos; GHEDINI, C. M. AS ESCOLAS PÚBLICAS LOCALIZADAS NO CAMPO E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DE REFERÊNCIAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 2, p. 657–675, 2022. DOI: 10.5216/ia.v47i2.71017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/71017. Acesso em: 16 abr. 2024.