AS ESCOLAS PÚBLICAS LOCALIZADAS NO CAMPO E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DE REFERÊNCIAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.71017Resumo
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado realizada no contexto de um projeto de extensão implementado em escolas públicas localizadas no campo, na região Sudoeste do Paraná, no período de 2015 a 2020, que buscou socializar as possibilidades de se institucionalizar, a partir da prática da escola pública localizada no campo, tendo como base as garantias legais, um processo de rearticulação destas escolas na perspectiva do Movimento Nacional da Educação do Campo. A pesquisa analisou, junto às escolas em questão, o desenvolvimento de referências que promoveram mudanças por meio de um instrumental metodológico, do qual se destacam quatro tempos e espaços: as Trilhas Escola Família, o Inventário da Realidade dos Entornos da Escola, o Planejamento Coletivo Interdisciplinar e o Círculo de Saberes e Conhecimentos.Foi possível identificar que grande parte das escolas localizadas no campo encontra dificuldades de secolocarem uma perspectiva de mudança acerca de práticas cristalizadas e ainda enraizadas na Educação Rural, por estarem distanciadas da organicidade dos Movimentos Sociais Populares do Campo (MSPdoC) e suas organizações. Dar conta dessas mudanças em realidades específicas implica em “produzir movimento” e “rearticular vínculos” entre escolas, comunidades e seus entornos e, também, com os órgãos gestores. Institucionalizar tais referências e movimentações de tempos, espaços e instrumental metodológico é um caminho para garantir o direito à Educação do Campo.
PALAVRAS-CHAVE: Educação do Campo. Escola Pública do Campo. Referências. Instrumental Metodológico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.