EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA, EMANCIPAÇÃO HUMANA E FORMAÇÃO CÍVICO-MILITAR: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA NACIONAL DAS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES (PECIM)
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.71445Resumo
Este artigo de cunho qualitativo e bibliográfico tem como objetivo refletir sobre as correlações entre educação democrática, emancipação humana e formação cívico-militar, fundamentando-se na Teoria Crítica da Sociedade. Sob a premissa de que a educação democrática pressupõe a realização de uma sociedade justa e igualitária para todos, de homens livres e emancipados, retoma a trajetória da luta pela democratização da educação no Brasil para destacar os avanços desse processo que adentra o século XXI sob forte ameaça de retrocessos. Para elucidar o retrocesso, apresenta-se uma análise do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). Os resultados da análise apontam para a defesa de uma perspectiva de formação que, alinhada às políticas neoliberais e ao conservadorismo, contraria a formação do humano e compromete a democratização da escola, tornando incerta a educação com sentido emancipatório.
PALAVRAS-CHAVE: Teoria Crítica da Sociedade. Educação Democrática. Emancipação. Formação Cívico-militar.
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