EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA, EMANCIPAÇÃO HUMANA E FORMAÇÃO CÍVICO-MILITAR: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA NACIONAL DAS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES (PECIM)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.71445

Resumo

Este artigo de cunho qualitativo e bibliográfico tem como objetivo refletir sobre as correlações entre educação democrática, emancipação humana e formação cívico-militar, fundamentando-se na Teoria Crítica da Sociedade. Sob a premissa de que a educação democrática pressupõe a realização de uma sociedade justa e igualitária para todos, de homens livres e emancipados, retoma a trajetória da luta pela democratização da educação no Brasil para destacar os avanços desse processo que adentra o século XXI sob forte ameaça de retrocessos. Para elucidar o retrocesso, apresenta-se uma análise do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). Os resultados da análise apontam para a defesa de uma perspectiva de formação que, alinhada às políticas neoliberais e ao conservadorismo, contraria a formação do humano e compromete a democratização da escola, tornando incerta a educação com sentido emancipatório.

PALAVRAS-CHAVE: Teoria Crítica da Sociedade. Educação Democrática. Emancipação. Formação Cívico-militar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleonice Aparecida Raphael da Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, cleoraphael@hotmail.com

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em História (UEM) e Pedagogia (UEM). Atua como professora no Departamento de Teoria e Prática da mesma instituição e como professora Pedagoga da Rede Municipal de Ensino de Maringá. Participa do Grupo de Estudo: Educação Escolar, Teoria Crítica e Formação.

Maria Terezinha Bellanda Galuch, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, mtbgaluch@uem.br

Doutora em educação (PUC/SP), com estágio pós-doutoral no Instituto de Psicologia da USP. Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Rubiana Brasilio Santa Bárbara, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, rubribras@hotmail.com

Doutora em Educação e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá-Pr, atua como professora no Departamento de Teoria e Prática na mesma instituição. É graduada em Letras e Pedagogia, especialista em Psicopedagogia e Educação Especial.

 

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

SILVA, C. A. R. da .; GALUCH, M. T. B. .; BÁRBARA, R. B. S. . EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA, EMANCIPAÇÃO HUMANA E FORMAÇÃO CÍVICO-MILITAR: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA NACIONAL DAS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES (PECIM). Revista Inter Ação, Goiânia, v. 47, n. 2, p. 825–840, 2022. DOI: 10.5216/ia.v47i2.71445. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/71445. Acesso em: 6 dez. 2022.