EDUCACIÓN DEMOCRÁTICA, EMANCIPACIÓN HUMANA E FORMACIÓN CÍVICO-MILITAR: ANÁLISIS DEL PROGRAMA NACIONAL DE LAS ESCUELAS CÍVICO-MILITARES (PECIM)
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.71445Resumen
Este artigo cualitativo y bibliográfico tiene como objetivo reflexionar sobre las correlaciones entre educación democrática, emancipación humana y formación cívico-militar, fundamentandose en la Teoria Crítica de la Sociedad. Sobre la premisa de que la educación democrática asume la realización de una sociedad justa e igualitaria para todos, de hombres libres y emancipados, retoma la trayetória de la lucha por la democratización de la educación en Brasil, para destacar los avances de este proceso que entra en el siglo XXI sobre una fuerte amenaza de retrocesos. Para elucidar el retroceso, es presentado un análisis del Programa Nacional de las Escuelas Cívico-Militares (PECIM en portugués). Los resultados del análisis apuntan hacia la defensa de una perspectiva de formación, que alineada con las políticas neoliberais y con el conservadorismo, se opone a la formación del humano y compromete la democratización de la escuela, volviendo incierta la educación con sentido emancipatório.
PALABRAS CLAVES: Teoria Crítica. Educación Democrática. Emancipación. Formación Cívico-militar.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.