RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE AÇÕES EDUCATIVAS EM TEMPOS DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.72171Resumo
Este artigo foi elaborado com o objetivo de expor os desafios na operacionalização do subprojeto Educação do Campo do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), bem como de descrever os caminhos que possibilitaram efetivar essa Política Pública de Formação de Professores nos territórios camponeses e indígenas, localizados no Estado de Mato Grosso do Sul, durante o contexto pandêmico da Covid-19. O PRP do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (PRP-LEDUC) ocorreu entre outubro de 2020 e março de 2022, envolvendo 24 bolsistas da graduação (os residentes), oriundos das habilitações em Ciências Humanas e Ciências da Natureza, três docentes da rede pública de ensino da educação básica (as preceptoras) e duas docentes da UFGD, lotadas na Faculdade Intercultural Indígena (as coordenadoras de área do subprojeto). Para maior compreensão desse processo formativo, a metodologia deste artigo estruturou-se numa perspectiva qualitativa, com a aplicação de questionários semiestruturados aos bolsistas e às preceptoras, servindo de base para a avaliação das dificuldades/avanços no desenvolvimento das ações planejadas. Ainda dentro das técnicas qualitativas, a abordagem dos grupos focais foi utilizada no intuito de compreender as experiências que os participantes vivenciaram no programa, a partir de uma formação acadêmica interdisciplinar e intercultural, realizadas através de atividades remotas, mediadas pelas ferramentas digitais, em quase todo o período de desenvolvimento do PRP, e de atividades presenciais, no último módulo do programa, em que os estudantes se inseriram nas escolas parceiras da Educação Básica por meio da execução da regência.
PALAVRAS-CHAVE: Escolas do Campo. Educação Intercultural. Territórios Camponeses e Indígenas de MS. Programa Residência Pedagógica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.