PRONERA: DA POLÍTICA PÚBLICA À PRÁXIS PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.72158Resumo
Este artigo analisa o Pronera como política pública educacional construída com os movimentos sociais do campo e dialoga com a práxis pedagógica em escolas públicas. Resulta de pesquisa documental sobre diretrizes, decretos, resoluções, cartas, relatórios e manifestos, e estudo bibliográfico de artigos, teses e dissertações. O conceito de política pública é compreendido segundo as relações entre sociedade civil e governos, considerando a conjuntura e a estrutura. Práxis pedagógica refere-se ao movimento de criação e organização de processos formativos na escola e fora dela, voltados para a transformação social. Conclui-se que o Pronera fortalece articulações nacionais e regionais, formação de professores, grupos de pesquisa e movimenta universidades brasileiras na construção da práxis político-pedagógica.
PALAVRAS-CHAVE: Pronera. Política Educacional. Práxis Pedagógica. Educação do Campo. Escola Pública.
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