PRONERA: DA POLÍTICA PÚBLICA À PRÁXIS PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS DO CAMPO

Autores

  • Maria Antônia de Souza Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil / Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Curitiba, Paraná, Brasil, masouza@uol.com.br https://orcid.org/0000-0001-7514-8382
  • Rosana Aparecida da Cruz Paula Secretaria Municipal de Educação de Tijucas do Sul (SME), Tijucas do Sul, Paraná, Brasil, rosanacruz2007@yahoo.com.br https://orcid.org/0000-0002-4687-4032

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.72158

Resumo

Este artigo analisa o Pronera como política pública educacional construída com os movimentos sociais do campo e dialoga com a práxis pedagógica em escolas públicas. Resulta de pesquisa documental sobre diretrizes, decretos, resoluções, cartas, relatórios e manifestos, e estudo bibliográfico de artigos, teses e dissertações. O conceito de política pública é compreendido segundo as relações entre sociedade civil e governos, considerando a conjuntura e a estrutura. Práxis pedagógica refere-se ao movimento de criação e organização de processos formativos na escola e fora dela, voltados para a transformação social. Conclui-se que o Pronera fortalece articulações nacionais e regionais, formação de professores, grupos de pesquisa e movimenta universidades brasileiras na construção da práxis político-pedagógica.

PALAVRAS-CHAVE: Pronera. Política Educacional. Práxis Pedagógica. Educação do Campo. Escola Pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Antônia de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil / Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Curitiba, Paraná, Brasil, masouza@uol.com.br

Licenciada e Bacharel em Geografia pela UNESP de Presidente Prudente (1991). Bacharel em Direito pela Universidade Tuiuti do Paraná (2012).  Mestre em Educação pela UNICAMP (1994). Doutora em Educação pela UNICAMP (1999). Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa, curso de Pedagogia e Mestrado Profissional (PROFEI). Professora da Universidade Tuiuti do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas (NUPECAMP). Bolsista do CNPq, PQ1B.

Rosana Aparecida da Cruz Paula, Secretaria Municipal de Educação de Tijucas do Sul (SME), Tijucas do Sul, Paraná, Brasil, rosanacruz2007@yahoo.com.br

Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica do Paraná (1990). Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2014); Doutora em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2018). Desenvolve pesquisa sobre educação do campo, movimentos sociais do campo, políticas e práticas pedagógicas nas escolas localizadas no campo. Integra o Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas (NUPECAMP).

 

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

SOUZA, M. A. de; PAULA, R. A. da C. . PRONERA: DA POLÍTICA PÚBLICA À PRÁXIS PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS DO CAMPO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 2, p. 359–373, 2022. DOI: 10.5216/ia.v47i2.72158. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/72158. Acesso em: 29 mar. 2024.