A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA FAFIDAM/UECE: SEMEADURA DE RESISTÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i2.72164

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a formação de professores(as) do campo a partir da implantação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), campus da Universidade Estadual do Ceará. O estudo de cunho qualitativo tem como referência uma pesquisa de doutorado em andamento, apoiando-se na abordagem do materialismo histórico-dialético a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental. Foi possível constatar que a LEDOC/FAFIDAM contribuiu para o enfrentamento das problemáticas educacionais vivenciadas pelas populações camponesas fortalecendo o projeto político-pedagógico das Escolas do Campo em várias regiões do Estado do Ceará.

PALAVRAS-CHAVE: Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC). Formação de Professores. Política Educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Maria Gadelha de Carvalho, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Limoeiro do Norte, Ceará, Brasil, sandra.gadelha@uece.br

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza, Ceará.

Diana Nara da Silva Oliveira, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Limoeiro do Norte, Ceará, Brasil, diana.nara@uece.br

Doutoranda em educação pela Universidade Federal do Ceará; professora substituta da Universidade Estadual do Ceará. Limoeiro do Norte- Ceará. 

Luís Távora Furtado Ribeiro, Universidade Federal do Ceará (UFCE), Fortaleza, Ceará, Brasil, luistavora@uol.com.br

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, Professor livre docente da Universidade Federal do Ceará, Professor-pesquisador do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará e do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza- Ceará.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

CARVALHO, S. M. G. de .; OLIVEIRA, D. N. da S.; RIBEIRO, L. T. F. . A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA FAFIDAM/UECE: SEMEADURA DE RESISTÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 47, n. 2, p. 546–562, 2022. DOI: 10.5216/ia.v47i2.72164. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/72164. Acesso em: 8 dez. 2022.