v. 22 (2022): Revista UFG

					Visualizar v. 22 (2022): Revista UFG

A Revista UFG é um periódico que adota o Sistema (fluxo) de Publicação Contínua (rolling pass) a partir de 2019, exclusivamente on-line (desde 2014), vinculado à Pró-Reitoria de  Extensão e Cultura (PROEC) - Universidade Federal de Goiás. O periódico é mantido, financiado e editado pela Universidade Federal de Goiás, de acesso aberto (open acess). Atuante desde 1997, de circulação nacional e internacional,  que tem como missão contribuir com reflexões que envolvam a extensão universitária como produtora de conhecimento científico e, que, articulada com os processos de ensino e pesquisa, proporciona a disseminação e promoção de novos conhecimentos produzidos a partir de projetos e programas de extensão. Os trabalhos publicados são perpetrados de forma multidisciplinar nas áreas do conhecimento a saber: Educação, Ensino, Interdisciplinar, Comunicação, Direitos Humanos e Justiça, Cultura, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho, Letras, Linguística e Literatura. Aceita originais em português, espanhol, francês e inglês, na forma de artigos originais e do tipo revisão (review) que tratem da extensão universitária, artigos originais teóricos,  resenha, relato de experiência e ensaio visual,  que podem ser tanto específicos de uma determinada área do conhecimento, quanto interdisciplinares, no que se refere à metodologia, teorização e bibliografia. 

A partir de 2022 a Revista UFG, com o objetivo de se tornar cada mais inclusiva, passou a inserir um vídeo-tradução dos metadados de cada artigo, ou seja, uma tradução do português para a Libras: do título, do resumo e dos dados de artigos publicados na Revista.

Publicado: 06-01-2022

Editorial

Expediente

Artigos

  • Inserção da didática de gestão integral da água da engenharia hidrossanitária

    María Nadiezda Otero Valle, Marilza Vanessa Rosa Suanno
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v22.74880
  • Compartilhando leituras durante o isolamento social: experiência de reinvenção em um projeto de extensão

    Rejane Maria de Almeida Amorim, Marcelo Macedo Corrêa e Castro
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v22.73542
  • Práticas integrativas e complementares na universidade promoção do acesso e formação profissional

    Cynthia Assis de Barros Nunes, Patricia Tavares dos Santos, Suelen Gomes Malaquias, Juliana de Oliveira Roque e Lima, Daniela Dallegrave
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v22.74286
  • Serviço social e extensão universitária na disputa por uma educação emancipatória

    Francisca Rodrigues de Oliveira Pini, Pedro Egidio Nakasone, Juliana Marzola
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v22.74226
  • Narrativas de vida das idosas negras da comunidade quilombola Maria de Juvêncio

    Elisângela Carvalho Barbosa de Brito Marques, Everton Nery Carneiro
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v22.74220
  • Extensão Universitária e EJA ruptura com o silenciamento das questões raciais

    Ana Paula Abreu Moura, Solange Alves de Souza Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v22.73194
  • Caminhos pós-formatura: contribuições de um projeto de extensão para a escolha profissional durante a graduação

    Jessica Montebello, Iago Gomes Souza, Dandra Alves de Souza, Lívia Ellen Leal Moreira , Hélio Galdino-Júnior
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v22.73311
  • Conversas entre meninas e engenheiras: semeando oportunidades para a igualdade de gênero

    Marcia Maria dos Anjos Mascarenha, Karla Emmanuela Ribeiro Hora, Andrelisa Santos de Jesus,  Bárbara Santana Dias, Kelly Cristine Rodrigues Constantino Rios
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v22.73708
  • Satisfação dos ouvintes dos seminários remotos do Projeto Endo Z

    Larissa Moreira Pinto, Lucas Peixoto de Araújo, Rafaela Dias Coutinho, Kamila Pagel Ramson, Ezilmara Leonor Rolim de Sousa
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v22.71769
  • Programa de educação tutorial PET - Engenharias Conexões de Saberes: uma experiência com o ensino remoto emergencial

    Giovanna Luiza Soares, João Vitor Menengon Xavier, Andreia Aoyagui Nascimento
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v22.72103
  • Saia da página em branco: guia para o projeto de pesquisa

    Julia Maria Pires Paixão, Nathália Bertoncelli Bracci, Lucas Daniel Velasco da Silva, Elizabet Leal da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v22.72166

Dossiê A inclusão na educação superior: o olhar a partir de Brasil, Moçambique e outros países

  • [Editorial] Dossiê: A inclusão na educação superior - o olhar a partir de Brasil, Moçambique e outros países

    Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira, António Cipriano Parafino Gonçalves
  • The philosophy of inclusion in education

    Therese Mungah Shalo Tchombe
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v22.74068
  • Educação inclusiva no ensino superior em Moçambique: contornos, perspectivas e reflexões

    António Cipriano Parafino Gonçalves, Adérito Jorge Nandja, Fernando Gelado Benzane, Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v22.74789
  • Educação a distância: possibilidades e desafios para inclusão de avaliação diagnóstica

    Florescêncio Luís Tumbo, Alcido Leonardo Dengo , Benedito Orlando Mondlane, Clódio Elija André Guambe
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v22.74768
  • “Acessibiliza”: uma experiência de atendimento especializado no Ensino Superior em Goiás – Brasil

    Vânia Vieira Silva, Andréia Ferreira dos Santos, Jackeline Miranda de Barros, Yara Fonseca de Oliveira e Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v22.73952
  • Representações de professores sobre seus alunos: análise a partir da inclusão e reconhecimento

    Catalina Rivera-Gutiérrez, Luis Henríquez-Alvear, Ximena Gutiérrez-Saldivia
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v22.73999
  • Por uma nova universidade? Interculturalidade e diversidade nas relações entre professores e alunos

    Paula Aparecida Diniz Gomides, Gilcinei Teodoro Carvalho
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v22.73928
  • UFGInclui ingresso e permanência dos estudantes com surdez na Universidade Federal de Goiás

    Thays Santos Souza, Fernanda Costa Barros, Kiara Karizy Guimarães de Melo, Anny Jackeline Rodrigues da Silva, Edna Misseno Pires
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v22.73955

Dossiê O espaço auto/biográfico na cultura e na extensão universitárias

Dossiê Imaginário e memória: narrativa de si e criação de mundos

  • Cinema de Animação do teatro de sombras à computação gráfica

    Gabrielle Araújo Ferreira Torres, Maria Aparecida Prazeres Sanches
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v22.73414
  • A casa: espaço político de domesticação e resistência dos corpos femininos

    Danielle Gouveia Fernandes, Francisca Rosália Silva Meneses
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v22.73164
  • A conversação como um dispositivo de psicanálise em extensão

    Mariana Machado Santa Barbara, Ivone Maia de Mello
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v22.73160
  • O cineclube psi na formação política LGBTQIA+

    Alexandre Paim Bispo, Shiniata Alvaia de Menezes
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v22.73264
  • Benjamin, McLuhan e Debord e a criação de um imaginário utópico

    Estêvão Lucas Eler Chromiec, Luciane Maria Fadel
  • Os veículos poéticos de Jean Cocteau - exercício de ‘nado’ e ‘mergulho’ em um vasto e profundo oceano artístico

    Charliston Pablo do Nascimento
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v22.73406
  • Memória e território: confluências contracoloniais a partir do cinema e do urbanismo

    Matheus Guimarães Costa, Alex Santana França
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v22.73180

Pareceristas Ad Hoc