Benjamin, McLuhan e Debord e a criação de um imaginário utópico
Resumo
Com uma análise do discurso, este artigo responde se a crítica que Walter Benjamin, Marshall McLuhan e Guy Debord direcionaram ao filme, a mídia e ao espetáculo, respectivamente, se alinha na concepção de um imaginário utópico da cultura visual e da criação de subjetividades. Para tanto, a revisão dos autores foi feita com um critério previamente definido: o seu alinhamento a noção de um sujeito historicamente determinado que busca a emancipação por meio da tecnologia. Os resultados indicam que uma proposição do uso da mídia como caminho libertador é comum aos autores que, alinhados a uma noção de determinismo ligada ao pensamento de Karl Marx e Friedrich Engels, propõem, cada qual, sua própria forma de emancipação. Sugere-se, portanto, que os autores se alinham na concepção de um imaginário que pode ser caracterizado como uma utopia socialista.
Palavras-chave: Imaginário. Utopia. Benjamin. Debord. Mcluhan.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.