Memória e território: confluências contracoloniais a partir do cinema e do urbanismo
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v22.73180Resumo
O presente relato visa explorar a relação existente entre a memória e a formação dos espaços, através do cinema, bem como enfatizar a função da universidade, e mais especificamente da extensão, no enfrentamento às imposições neocoloniais. Pensando o cinema como uma ferramenta pedagógica potente, compartilha-se a experiência referente ao cine-debate intitulado “Cidade axé”, promovido pelo projeto de extensão Cinema: subjetividade, cultura e poder, da Universidade Estadual de Feira de Santana, como atividade prevista no plano de trabalho de estudante Matheus Guimarães Costa, orientado pelo Prof. Dr. Alex Santana França. Através da seleção, exibição e discussão dos filmes selecionados, foi possível ressaltar a importância de se valorizar as culturas diversas, sobretudo de povos negros e indígenas no território brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista UFG
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.