Satisfação dos ouvintes dos seminários remotos do Projeto Endo Z

Autores

  • Larissa Moreira Pinto Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, larimoreirapinto@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-3391-8996
  • Lucas Peixoto de Araújo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil, lucaspeixoto94@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-2893-1416
  • Rafaela Dias Coutinho Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, rafa_cout@hotmail.com https://orcid.org/0000-0001-7230-5688
  • Kamila Pagel Ramson Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, kamilaramson@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-9658-970X
  • Ezilmara Leonor Rolim de Sousa Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, ezilrolim@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-7226-2286

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v22.71769

Resumo

Em março de 2020 foi necessário começar a repensar a presencialidade das atividades acadêmicas no Brasil, em virtude das limitações impostas pela COVID-19. A Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (FO-UFPel) possui diversos projetos de extensão, entre eles o Endo Z, o qual cumpre importante papel social desde 2014, por meio da realização de tratamentos endodônticos e do fornecimento de treinamento especializado para discentes e profissionais. Desde junho de 2020, esse projeto iniciou seus Seminários em Endodontia, os quais ocorrem remotamente via e-plataformas como: Google Meet, Zoom e YouTube. Esses seminários possuem a finalidade de continuar a cumprir o papel social do projeto e de levar uma educação continuada à comunidade por meio da extensão universitária. Diante disso, o objetivo deste estudo foi avaliar a satisfação dos ouvintes das atividades remotas do projeto por meio da aplicação de um questionário on-line. A pesquisa teve uma adesão de 39,4% dos ouvintes, ou seja, das 160 pessoas que tiveram acesso ao questionário, apenas 63 responderam. Logo, foi traçado um breve perfil dos ouvintes, classificou-se de forma quantitativa e qualitativa a satisfação deles e coletou-se depoimentos e sugestões acerca da metodologia remota do projeto de extensão Endo Z. Portanto, é evidente que os participantes dos Seminários em Endodontia mostraram-se satisfeitos, pois o aproveitamento e o retorno dos alunos foram extremamente positivos, incluindo relatos de gratidão pela oportunidade de acesso às aulas sobre Endodontia em meio a este período de pandemia da COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-05-18

Como Citar

PINTO, L. M. .; ARAÚJO, L. P. de; COUTINHO, R. D. .; RAMSON, K. P. .; ROLIM DE SOUSA, E. L. Satisfação dos ouvintes dos seminários remotos do Projeto Endo Z. Revista UFG, Goiânia, v. 22, n. 28, 2022. DOI: 10.5216/revufg.v22.71769. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/71769. Acesso em: 4 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos