Evocações sobre formação continuada de alfabetizadores:
narrativas autobiográficas
Resumo
O presente texto resulta de nossas experiências na coordenação da formação continuada de alfabetizadores e na atuação como formadora regional nas ações de uma política nacional de formação de professores. O estudo objetiva analisar as narrativas autobiográficas como dispositivos que contribuem para a reflexão docente, para o autoconhecimento e para a formação continuada de alfabetizadores. As análises e reflexões têm como referência relatos autobiográficos de formadores e de coordenadores de formação. A abordagem desta temática, no atual contexto, é relevante por apresentar contribuições para pensarmos o protagonismo dos professores em seus processos formativos e principalmente por postular que a narrativa autobiográfica na formação de professores fomenta processos reflexivos e de autoconhecimento. As constatações do estudo evidenciam entre outros aspectos que a política de formação mobilizou conhecimentos profissionais de alfabetizadores para aprofundá-los e ampliá-los e provocou reflexões acerca da necessidade de se repensar os processos formativos de alfabetizadores e o trabalho realizado no ciclo da alfabetização. Os relatos indicam também que a política de formação oportunizou mudanças nas práticas docentes desenvolvidas na alfabetização escolar de crianças.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.