A casa: espaço político de domesticação e resistência dos corpos femininos
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v22.73164Resumo
Este artigo, escrito no contexto da pandemia, que teve início em 2019, traz a casa como espaço político de disciplinamento e resistência, palco de lutas feministas à luz do que nos traz Federici (2019), no que diz respeito a sua importância como suporte do sistema econômico capitalista; Pellegrin (1999), ao nos chamar a atenção para os registros históricos da divisão do trabalho dos trabalhos de agulha com fundamento no gênero; e Vicente (2012), no campo da arte diante da construção do discurso de uma arte feminina como uma arte doméstica, produzida no contexto do lar. Essas discussões são trazidas para o momento presente em que as mulheres, e não só, voltam-se para o espaço doméstico nos dando a oportunidade de questionar como nos localizamos historicamente diante das lutas feministas no que diz respeito aos cuidados domésticos, à volta da casa como espaço do trabalho, como lugar de criação artística e mesmo como um privilégio nos dias atuais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista UFG
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.