Conversas entre meninas e engenheiras: semeando oportunidades para a igualdade de gênero
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v22.73708Resumo
Esta ação visou sensibilizar a comunidade escolar em três escolas públicas sobre a importância de ações de estímulo à participação de meninas nas Engenharias ainda na fase do Ensino Fundamental e Médio. Assim, este artigo objetiva apresentar a experiência desse projeto e seu impacto nas escolas parceiras. Para saber a percepção da comunidade escolar, foram aplicados questionários ao final de cada atividade realizada. As educadoras e bolsistas envolvidas no projeto participaram de entrevistas semiestruturadas. Os procedimentos de coleta de dados passaram pela aprovação no Comitê de Ética. Como resultado, verificou-se que, embora as atividades tenham sido consideradas positivas pelas comunidades escolares, o maior impacto deu-se nas docentes e discentes da UFG que conduziram o projeto, pois consistiu-se num processo de formação que gerou oportunidades de inovação nas atividades didático-pedagógicas e na alteração de suas percepções a respeito do sistema educacional de escolas públicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.