Conversas entre meninas e engenheiras: semeando oportunidades para a igualdade de gênero

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/revufg.v22.73708

Résumé

Esta ação visou sensibilizar a comunidade escolar em três escolas públicas sobre a importância de ações de estímulo à participação de meninas nas Engenharias ainda na fase do Ensino Fundamental e Médio. Assim, este artigo objetiva apresentar a experiência desse projeto e seu impacto nas escolas parceiras. Para saber a percepção da comunidade escolar, foram aplicados questionários ao final de cada atividade realizada. As educadoras e bolsistas envolvidas no projeto participaram de entrevistas semiestruturadas. Os procedimentos de coleta de dados passaram pela aprovação no Comitê de Ética. Como resultado, verificou-se que, embora as atividades tenham sido consideradas positivas pelas comunidades escolares, o maior impacto deu-se nas docentes e discentes da UFG que conduziram o projeto, pois consistiu-se num processo de formação que gerou oportunidades de inovação nas atividades didático-pedagógicas e na alteração de suas percepções a respeito do sistema educacional de escolas públicas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

 Bárbara Santana Dias, Escola Municipal Maria da Terra (EMMT), Goiânia, Goiás, Brasil, barbara.santanadias@gmail.com

 

 

 

 

Téléchargements

Publié-e

2022-12-26

Comment citer

MASCARENHA, Marcia Maria dos Anjos; HORA, Karla Emmanuela Ribeiro; JESUS, Andrelisa Santos de; DIAS, BárbaraSantana; RIOS, Kelly Cristine Rodrigues Constantino. Conversas entre meninas e engenheiras: semeando oportunidades para a igualdade de gênero . Revista UFG, Goiânia, v. 22, n. 28, 2022. DOI: 10.5216/revufg.v22.73708. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/73708. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos