“Acessibiliza”: uma experiência de atendimento especializado no Ensino Superior em Goiás – Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v22.73952Resumo
Este artigo objetiva suscitar discussões a respeito da acessibilidade do estudante com deficiência via projeto de extensão da Universidade Estadual de Goiás. Com base no direito à educação para qualquer cidadão brasileiro questiona-se, em que medida a comunidade acadêmica da UEG tem discutido, promovido a acessibilidade e o direito de aprendizagem? O estudo se deu com base em estudos entre acadêmicos e professores por documentos oficiais e ou publicações que contemplam a educação especial-inclusiva e ou atendimento educacional especializado – AEE e relata a experiência de uma professora de apoio com dois estudantes sendo, um surdo e uma de baixa visão. Os resultados apontam que o AEE é uma das principais ações institucionalizadas pela lei e de maneira tímida, com todas as adversidades, minimiza o impacto da falta de políticas públicas assertivas, ainda que a previsão legal do direito, sem mudança de atitude refletida em prática pedagógica, não garante equidade de oportunidades.
Palavras-chave: Extensão. Acessibilidade. Direitos humanos. Diversidade e inclusão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.