A conversação como um dispositivo de psicanálise em extensão
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v22.73160Resumo
O conceito da Conversação aparece em diversos campos e também é utilizado como um dispositivo da Psicanálise, no qual é necessário que a Conversação seja mediada por um/uma analista para que se configure como tal. As Conversações clínicas foram inicialmente pensadas por Jacques-Alain Miller para os encontros clínicos entre psicanalistas. Podendo o dispositivo da Conversação ser um dispositivo da psicanálise em extensão. Isso porque a Conversação promove encontros para que haja uma “associação livre coletivizada”, a palavra circulando a partir da interlocução com o outro, de forma que o sujeito possa deslocar algo de sua posição frente ao seu mal estar, produzindo efeitos de diminuição da angústia. A Conversação aparece como experiência a partir da qual algo do efeito de sujeito possa ser recolhido. Uma aposta no encontro e no saber de cada um como aberturas para que algo novo possa surgir no discurso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.