Educação inclusiva no ensino superior em Moçambique: contornos, perspectivas e reflexões
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v22.74789Resumo
O presente artigo aborda questões relacionadas ao campo das políticas públicas e de inclusão e revisa um conjunto de reflexões, contornos e perspectivas Educação Inclusiva no Ensino Superior e Moçambique que têm vindo a ganhar espaço nos últimos tempos no mundo, em África e, particularmente, em Moçambique. O mesmo desdobra-se entre as políticas públicas educacionais atinentes ao subsistema de ensino superior, num país do terceiro mundo e no limiar da pobreza, não obstante seja um país de população jovem e com um sistema político em consolidação, o que pressupõe um sistema educativo também em ascensão, quer quantitativa, quer qualitativa. A Educação ocupa um papel relevante para se compreender o país e a suas restantes políticas internas e externas, principalmente num cenário em que os vários documentos internacionais ractificados por Moçambique dão voz a uma educação de todos advogada pelo governo do dia, e não só por outros stakeholders. Trata-se, portanto, de uma revisão integrativa da literatura assentado em pensamentos modernos e contemporâneos de Lopes, Francisco, Francisco e Dinis (2020); Taimo (2019); Nguenha (2018); Folmer e Rosa (2018); e Gonçalves (2018), dentre outros. Como resultado compreende-se que a Educação Inclusiva no país ainda enfrenta inúmeros desafios para a sua implementação, contudo encontra no ensino superior um campo predisposto para a implementação e (re)orientação para outros susbsistemas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista UFG
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.