Educação inclusiva no ensino superior em Moçambique: contornos, perspectivas e reflexões
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v22.74789Abstract
O presente artigo aborda questões relacionadas ao campo das políticas públicas e de inclusão e revisa um conjunto de reflexões, contornos e perspectivas Educação Inclusiva no Ensino Superior e Moçambique que têm vindo a ganhar espaço nos últimos tempos no mundo, em África e, particularmente, em Moçambique. O mesmo desdobra-se entre as políticas públicas educacionais atinentes ao subsistema de ensino superior, num país do terceiro mundo e no limiar da pobreza, não obstante seja um país de população jovem e com um sistema político em consolidação, o que pressupõe um sistema educativo também em ascensão, quer quantitativa, quer qualitativa. A Educação ocupa um papel relevante para se compreender o país e a suas restantes políticas internas e externas, principalmente num cenário em que os vários documentos internacionais ractificados por Moçambique dão voz a uma educação de todos advogada pelo governo do dia, e não só por outros stakeholders. Trata-se, portanto, de uma revisão integrativa da literatura assentado em pensamentos modernos e contemporâneos de Lopes, Francisco, Francisco e Dinis (2020); Taimo (2019); Nguenha (2018); Folmer e Rosa (2018); e Gonçalves (2018), dentre outros. Como resultado compreende-se que a Educação Inclusiva no país ainda enfrenta inúmeros desafios para a sua implementação, contudo encontra no ensino superior um campo predisposto para a implementação e (re)orientação para outros susbsistemas.
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