Inserção da didática de gestão integral da água da engenharia hidrossanitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v22.74880

Resumo

A problemática da gestão dos recursos hídricos e dos ecossistemas relacionada com as mudanças aceleradas da sociedade e da tecnologia exigem da educação reflexões e transformações como forma de contribuir para a redução da deterioração ambiental, dos efeitos das alterações climáticas, das respetivas calamidades, dos níveis preocupantes de deterioração alcançados em sistemas hídricos como resultado de atividades antrópicas e considerados nos objetivos da agenda de desenvolvimento sustentável 2030. A engenharia hidrossanitária da universidade boliviana foi enquadrada para resolver problemas básicos de saneamento ambiental. Este problema foi abordado na investigação da didática de gestão integrada da água em engenharia hidrossanitária sustentável apresentada no CEPIES - UMSA (2019). Apresenta-se a investigação sobre a inserção desta didática em 2 universidades da cidade de La Paz: UMSA e UNIVALLE. Na primeira etapa, desenvolve-se a pesquisa e a inserção didática na universidade pública: Universidad Mayor de San Andrés UMSA (2009-2019). Na segunda etapa (2019-2022) é realizada a inserção curricular de didática em 2 disciplinas de Engenharia Hidrossanitária na Universidad del Valle UNIVALLE. É possível envolver pelo menos 417 alunos da Carreira de Obras Civis de Hidráulica (2009-2019), e 75 alunos de Engenharia Sanitária da UMSA (2017) e na UNIVALLE 210 alunos no processo de direcionamento de sua formação para a engenharia hidrossanitária sustentável. Resultados institucionalizados importantes são: a Formação do Comitê de Emergência da UMSA (2016) de ampla interação social e a experiência de inserção didática na UNIVALLE que contribuem para os objetivos de desenvolvimento sustentável divulgados em conferências internacionais sobre desenvolvimento sustentável (2021) e gestão integral da água (2022) organizado pela UNIVALLE, com outras universidades. A referida ação promoveu enlaces entre pesquisa, ensino e extensão universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

María Nadiezda Otero Valle, Universidad Mayor de San Andrés (UMSA), La Paz, La Paz, Bolívia, mnotero13@hotmail.com

Professor at the Universidad Mayor de San Andrés - UMSA (La Paz, Bolivia). Doctoral student in Higher Education at the Higher Education Research and Psychopedagogy Center - CEPIES at the Universidad Mayor de San Andrés - UMSA.

Publicado

02-02-2023

Como Citar

VALLE, M. N. O.; SUANNO, M. V. R. Inserção da didática de gestão integral da água da engenharia hidrossanitária. Revista UFG, Goiânia, v. 22, n. 28, 2023. DOI: 10.5216/revufg.v22.74880. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/74880. Acesso em: 27 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos