Inserção da didática de gestão integral da água da engenharia hidrossanitária
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v22.74880Resumo
A problemática da gestão dos recursos hídricos e dos ecossistemas relacionada com as mudanças aceleradas da sociedade e da tecnologia exigem da educação reflexões e transformações como forma de contribuir para a redução da deterioração ambiental, dos efeitos das alterações climáticas, das respetivas calamidades, dos níveis preocupantes de deterioração alcançados em sistemas hídricos como resultado de atividades antrópicas e considerados nos objetivos da agenda de desenvolvimento sustentável 2030. A engenharia hidrossanitária da universidade boliviana foi enquadrada para resolver problemas básicos de saneamento ambiental. Este problema foi abordado na investigação da didática de gestão integrada da água em engenharia hidrossanitária sustentável apresentada no CEPIES - UMSA (2019). Apresenta-se a investigação sobre a inserção desta didática em 2 universidades da cidade de La Paz: UMSA e UNIVALLE. Na primeira etapa, desenvolve-se a pesquisa e a inserção didática na universidade pública: Universidad Mayor de San Andrés UMSA (2009-2019). Na segunda etapa (2019-2022) é realizada a inserção curricular de didática em 2 disciplinas de Engenharia Hidrossanitária na Universidad del Valle UNIVALLE. É possível envolver pelo menos 417 alunos da Carreira de Obras Civis de Hidráulica (2009-2019), e 75 alunos de Engenharia Sanitária da UMSA (2017) e na UNIVALLE 210 alunos no processo de direcionamento de sua formação para a engenharia hidrossanitária sustentável. Resultados institucionalizados importantes são: a Formação do Comitê de Emergência da UMSA (2016) de ampla interação social e a experiência de inserção didática na UNIVALLE que contribuem para os objetivos de desenvolvimento sustentável divulgados em conferências internacionais sobre desenvolvimento sustentável (2021) e gestão integral da água (2022) organizado pela UNIVALLE, com outras universidades. A referida ação promoveu enlaces entre pesquisa, ensino e extensão universitária.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista UFG
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.