Vol. 24 (2024): Revista UFG

					Afficher Vol. 24 (2024):  Revista UFG

A Revista UFG é um periódico que adota o Sistema (fluxo) de Publicação Contínua (rolling pass) a partir de 2019, exclusivamente on-line (desde 2014), vinculado à Pró-Reitoria de  Extensão e Cultura (PROEC) - Universidade Federal de Goiás. O periódico é mantido, financiado e editado pela Universidade Federal de Goiás, de acesso aberto (open access). Atuante desde 1997, de circulação nacional e internacional,  a Revista tem como missão contribuir com reflexões que envolvam a extensão universitária como produtora de conhecimento científico e, articulada com os processos de ensino e pesquisa, proporciona a disseminação e promoção de novos conhecimentos produzidos a partir de projetos e programas de extensão.

Os trabalhos publicados são perpetrados de forma multidisciplinar nas áreas do conhecimento a saber: Educação, Ensino, Interdisciplinar, Comunicação, Direitos Humanos e Justiça, Cultura, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho, Letras, Linguística e Literatura. Aceita originais em português, espanhol, francês e inglês, na forma de artigos originais e do tipo revisão (review) que tratem da extensão universitária e cultura, artigos originais teóricos,  resenha, relato de experiência e ensaio visual,  que podem ser tanto específicos de uma determinada área do conhecimento, quanto interdisciplinares, no que se refere à metodologia, teorização e bibliografia. 

Publié-e: 2024-02-09

Expediente

  • Expediente 2024

    Sheila Santos de Oliveira, Alcione Gomes de Almeida, Andressa Costa Ferreira

Artigos

Resenha

Dossiê: Patrimônio Cultural Imaterial - Festividades da Cultura Popular

Dossiê: Educação do Campo, Educação Indígena e Educação Quilombola: caminhos de resistência e (des)encontros com novas e outras narrativas

  • EDUCAÇÃO DO CAMPO NA TRANSAMAZÔNICA E NO XINGU Narrativas do território

    Fabíola Aparecida Ferreira Damacena
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80336
  • DANDO VOZ À RESISTÊNCIA a importância da oralidade nos meios acadêmicos

    Ana Carolina da Silva, Poliene Soares dos Santos Bicalho, Wisley Micael Soares da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80368
  • DONA AUGUSTA E SUAS RELAÇÕES COM O CAMPO E A EDUCAÇÃO História de vida de uma mulher camponesa

    Maria Carolina Machado Magnus
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.79670
  • PRÁXIS EDUCATIVA EM TERRITÓRIO QUILOMBOLA Estudo de caso da Escola Araçatiba, Viana - ES

    Aldo Rezende, Maria José de Resende Ferreira, Sidney Rodrigues, Maicon Lemos Sathler
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80333
  • A FORMAÇÃO DOCENTE DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFT SOB PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MUSICAL ESPECIAL

    Ana Carolina dos Santos Martins, Ana Roseli Paes dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80360
  • POR UMA PROPOSTA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA PARA ESCOLAS DO CAMPO - DISTRITO FEDERAL

    Rodrigo Soares Guimarães Rodrigues, Marcelo Fabiano Rodrigues Pereira
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80560
  • INTERCULTURALIDAD Y EDUCACIÓN Una experiencia en la Universidad Intercultural Indígena de Michoacán

    Elia Hilda Espinosa Damián, Orlando Osbaldo Arreola Rosas
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.81294
  • ARA PYAU E AS SEMENTES SAGRADAS Das literaturas indígenas ao alimento escolar

    Alessandra Tereza Mansur Silva, Roberta Barros Meira
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80247
  • REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA AS ESCOLAS DO CAMPO

    Gessica Macêdo da Silva, Erivanildo Lopes da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80343
  • O “JOGO DA RESISTÊNCIA NO BRASIL COLONIAL": o uso de Palmares para pedagogia de resistência

    Ana Carolina Oliveira Alves, Jahi Cezar da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80370
  • ALGUNAS REFLEXIONES SOBRE EL RACISMO DESDE LA MIRADA DOCENTE

    Alfredo Rajo Serventich
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.81252
  • A TERRITORIALIZAÇÃO DA ALTERNÂNCIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CAMPO NO NORDESTE PARAENSE

    Roble Carlos Tenório-Moraes
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80334
  • HISTÓRIA EM QUADRINHOS NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Diversidade e o homem do campo em Chico Bento

    Varlene Fernandes Bonfim Barros, George Leonardo Seabra Coelho, Peter Danilo de Castro Ferreira, Paulo Henrique Castanheira Vasconcelos, Rodrigo Gouvêa Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80841
  • O QUILOMBO E A UNIVERIDADE ENQUANTO PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

    Ynara Victoria Borges Santos, Angela Maria de Souza, Juan Ignacio Brizuela
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80303
  • O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DA ESCOLA DO CAMPO

    Ana Elisa Antunes de Oliveira, Terciana Vidal Moura
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80359
  • EDUCAÇÃO ESCOLAR (NÃO) INDÍGENA: O SPI, os trabalhos técnicos, a integração e a agricultura do Povo Javaé (1930-1970)

    André Egidio Pin, Roberto Campos Portela, Sandro Dutra e Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80538
  • REFLEXIONES SOBRE EDUCACIÓN POPULAR PARA LA GESTIÓN DE LA ENERGÍA EN COMUNIDADES INDÍGENAS DE MÉXICO

    Luis Bernardo López-Sosa, Carlos Alberto García Bustamante, Bernardina Alejo Justo
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.81253
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ESCOLAS DA COMUNIDADE PITAGUARY Desafios à prática docente

    Luís Carlos Ferreira, Antonia Rosemeire Guedes da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80182