HISTÓRIA EM QUADRINHOS NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL:

DIVERSIDADE E O HOMEM DO CAMPO EM CHICO BENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80841

Palavras-chave:

Chico Bento. Diversidade. Educação. Homem do campo. Quadrinhos

Resumo

Muitas são as utilidades para uma história em quadrinhos, desde análise de um contexto social de sua publicação até material educacional, sendo, esse último, amplamente usado por gerações. Os quadrinhos abrem uma janela para entendermos o mundo ao nosso redor, além de abrir portas para caminharmos rumo a vida adulta, ambas interligadas com a diversidade social em que estamos inseridos. Como uma das formas de conhecer o povo brasileiro e a sua diversidade, as histórias em quadrinhos em sala de aula podem ser trabalhadas desde o conceito linguístico de cada local – o regionalismo, por exemplo – e os costumes por elas praticadas, como é o caso das pessoas que vivem no interior do país. Um dos personagens ícone das Histórias em Quadrinhos (HQ), Chico Bento, carrega esses e outros valores apontados por estas linhas até aqui, que traz consigo a consciência social onde está inserido. Este artigo tem como objetivo trazer as histórias em quadrinhos, especificamente de Chico Bento, trabalhadas em sala de aula pelos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Municipal Pedro Rodrigues Neto e Benedito Pinto, no distrito de Cangas, situado no município de Santa Rosa, no estado do Tocantins. A sequência didática, destaque deste estudo, foi feita de forma interdisciplinar para analisar o modo de vida do homem do campo, dentre outros temas abordados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-12-2024

Como Citar

FERNANDES BONFIM BARROS, V.; SEABRA COELHO, G. L.; DE CASTRO FERREIRA, P. D.; CASTANHEIRA VASCONCELOS, P. H.; GOUVÊA RODRIGUES, R. HISTÓRIA EM QUADRINHOS NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL:: DIVERSIDADE E O HOMEM DO CAMPO EM CHICO BENTO. Revista UFG, Goiânia, v. 24, n. 30, 2024. DOI: 10.5216/revufg.v24.80841. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/80841. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo, Educação Indígena e Educação Quilombola: caminhos de resistência e (des)encontros com novas e outras narrativas