A TERRITORIALIZAÇÃO DA ALTERNÂNCIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CAMPO NO NORDESTE PARAENSE
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80334Palavras-chave:
Alternância pedagógica, Educação do campo, Educação escolar indígena, Educação escolar quilombola, TerritorializaçãoResumo
O presente artigo é resultado de pesquisas e produções de dados realizadas no município de Tomé-Açu, estado do Pará, localizado no nordeste paraense. Apresenta análises e críticas referentes ao processo de territorialização da alternância pedagógica em escolas básicas do campo. A investigação se limitou a duas políticas educacionais instituídas em escolas do campo, indígenas e quilombolas, através dos sistemas modulares de ensino criados no município denominados SOMEF e SOMEFI. A pesquisa se caracteriza do tipo quanti-qualitativa, tecida por meio de análise documental, observação participante e aplicação de questionários aplicados para educadores que atuam na organização de ensino modular em alternância pedagógica, o trabalho consolidou-se por meio de análises temáticas. Os resultados indicaram que a alternância pedagógica foi utilizada como estratégia para a expansão dos anos finais do ensino fundamental nas escolas das áreas rurais, bem como as limitações de educadores/as na compressão dos elementos instituintes da educação do campo. Os limites e contradições foram expostos para construir possíveis caminhos para que as escolas das áreas rurais instituam de fato os princípios da educação do campo.
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- 10-03-2025 (2)
- 28-12-2024 (1)
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