A TERRITORIALIZAÇÃO DA ALTERNÂNCIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CAMPO NO NORDESTE PARAENSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80334

Palavras-chave:

Alternância pedagógica, Educação do campo, Educação escolar indígena, Educação escolar quilombola, Territorialização

Resumo

O presente artigo é resultado de pesquisas e produções de dados realizadas no município de Tomé-Açu, estado do Pará, localizado no nordeste paraense. Apresenta análises e críticas referentes ao processo de territorialização da alternância pedagógica em escolas básicas do campo. A investigação se limitou a duas políticas educacionais instituídas em escolas do campo, indígenas e quilombolas, através dos sistemas modulares de ensino criados no município denominados SOMEF e SOMEFI. A pesquisa se caracteriza do tipo quanti-qualitativa, tecida por meio de análise documental, observação participante e aplicação de questionários aplicados para educadores que atuam na organização de ensino modular em alternância pedagógica, o trabalho consolidou-se por meio de análises temáticas. Os resultados indicaram que a alternância pedagógica foi utilizada como estratégia para a expansão dos anos finais do ensino fundamental nas escolas das áreas rurais, bem como as limitações de educadores/as na compressão dos elementos instituintes da educação do campo. Os limites e contradições foram expostos para construir possíveis caminhos para que as escolas das áreas rurais instituam de fato os princípios da educação do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roble Carlos Tenório-Moraes, Secretaria de Estado de Educação (SEDUC/PA), Belém, Pará, Brasil, roblectm@gmail.com

Doutor em Educação do Campo - PPGE/UnB; Mestre em Educação - PPGED/ICED/UFPA; Especialista em História Afro-Brasileira e Indígena - FACHTO/CUNTINS/UFPA; Licenciatura Plena em Pedagogia CUNTINS/UFPA. Atua como Especialista em Educação e Professor na Educação Básica, vinculado à Secretária de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA) e da Secretaria Municipal de Educação do municipio de Oeiras do Pará (SEMED/PMOP), está vinculado a Linha de Pesquisa Educação Ambiental e Educação do Campo (EAEC) - PPGE/UnB, é membro pesquisador da Rede UNIVERSITAS/BR e do Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Cultura e Meio Ambiente (GEAM/UFPA).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8980655342817453 

Downloads

Publicado

28-12-2024 — Atualizado em 10-03-2025

Versões

Como Citar

TENÓRIO-MORAES, R. C. A TERRITORIALIZAÇÃO DA ALTERNÂNCIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CAMPO NO NORDESTE PARAENSE. Revista UFG, Goiânia, v. 24, n. 30, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v24.80334. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/80334. Acesso em: 15 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo, Educação Indígena e Educação Quilombola: caminhos de resistência e (des)encontros com novas e outras narrativas