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A TERRITORIALIZAÇÃO DA ALTERNÂNCIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CAMPO NO NORDESTE PARAENSE

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80334

Mots-clés :

Alternância pedagógica, Educação do campo, Educação escolar indígena, Educação escolar quilombola, Territorialização

Résumé

O presente artigo é resultado de pesquisas e produções de dados realizadas no município de Tomé-Açu, estado do Pará, localizado no nordeste paraense. Apresenta análises e críticas referentes ao processo de territorialização da alternância pedagógica em escolas básicas do campo. A investigação se limitou a duas políticas educacionais instituídas em escolas do campo, indígenas e quilombolas, através dos sistemas modulares de ensino criados no município denominados SOMEF e SOMEFI. A pesquisa se caracteriza do tipo quanti-qualitativa, tecida por meio de análise documental, observação participante e aplicação de questionários aplicados para educadores que atuam na organização de ensino modular em alternância pedagógica, o trabalho consolidou-se por meio de análises temáticas. Os resultados indicaram que a alternância pedagógica foi utilizada como estratégia para a expansão dos anos finais do ensino fundamental nas escolas das áreas rurais, bem como as limitações de educadores/as na compressão dos elementos instituintes da educação do campo. Os limites e contradições foram expostos para construir possíveis caminhos para que as escolas das áreas rurais instituam de fato os princípios da educação do campo.

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Biographie de l'auteur-e

Roble Carlos Tenório-Moraes, Secretaria de Estado de Educação (SEDUC/PA), Belém, Pará, Brasil, roblectm@gmail.com

Doutor em Educação do Campo - PPGE/UnB; Mestre em Educação - PPGED/ICED/UFPA; Especialista em História Afro-Brasileira e Indígena - FACHTO/CUNTINS/UFPA; Licenciatura Plena em Pedagogia CUNTINS/UFPA. Atua como Especialista em Educação e Professor na Educação Básica, vinculado à Secretária de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA) e da Secretaria Municipal de Educação do municipio de Oeiras do Pará (SEMED/PMOP), está vinculado a Linha de Pesquisa Educação Ambiental e Educação do Campo (EAEC) - PPGE/UnB, é membro pesquisador da Rede UNIVERSITAS/BR e do Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Cultura e Meio Ambiente (GEAM/UFPA).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8980655342817453 

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Publié-e

2024-12-28 — Mis(e) à jour 2025-03-10

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Comment citer

TENÓRIO-MORAES, Roble Carlos. A TERRITORIALIZAÇÃO DA ALTERNÂNCIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CAMPO NO NORDESTE PARAENSE. Revista UFG, Goiânia, v. 24, n. 30, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v24.80334. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/80334. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Educação do Campo, Educação Indígena e Educação Quilombola: caminhos de resistência e (des)encontros com novas e outras narrativas