POR UMA PROPOSTA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA PARA ESCOLAS DO CAMPO - DISTRITO FEDERAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80560

Palavras-chave:

Educação do campo, Emancipação humana, Gestão democrática, Relações sociais

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir as relações entre a gestão democrática e os princípios da Educação do Campo para apontar estratégias de resistência à lógica capitalista de educação e gestão, contribuindo para discussões que consideram as especificidades dos povos do campo e o constructo histórico forjado pelo movimento da Educação do Campo no Brasil. Aporta-se no Materialismo Histórico-dialético a pesquisa bibliográfica e análise de documentos da Secretaria de Estado de Educação referentes à gestão democrática nas escolas. Os resultados mostram a importância de a gestão democrática ser emancipatória e transformadora, desenvolvendo com os sujeitos possibilidades de mudança no ambiente escolar e a sociedade como um todo. Para isso, é necessário modificar as relações sociais na escola, horizontalizando-as por meio da participação em diferentes mecanismos e intencionalidades que possibilitem que participantes estejam organizados coletivamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Soares Guimarães Rodrigues, Instituto Federal de Brasília (IFB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, rodrigo.guimaraes@ifb.edu.br

Possui Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) (2019). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) (2016). Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB) (2010). Especialista em Educação Infantil - Séries Iniciais pela Faculdade da Terra de Brasília (FTB) (2008). Graduado em Pedagogia pela UnB (2006). Professor efetivo do Instituo Federal de Brasília (IFB) - Campus Samambaia, onde atua na graduação no curso de Licenciatura em Educação Profissional. É coordenador do curso de especialização lato sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica - DocentEPT (EaD); docente do Mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Marcelo Fabiano Rodrigues Pereira, Universidade de Brasília (UnB), Distrito Federal, Brasília, Brasil, marcelo.fabiano.unb@gmail.com

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília e Mestre em Educação (UNB). Especialista em Educação, Democracia e Gestão Escolar (UNITINS). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). É professor adjunto A da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), integra o departamento de Métodos e Técnicas ministrando disciplinas no campo da Didática e as voltadas para a organização do trabalho pedagógico bem como outros componentes curriculares na área da formação de professores no curso de Pedagogia.

Downloads

Publicado

18-12-2024 — Atualizado em 11-03-2025

Versões

Como Citar

RODRIGUES, R. S. G.; PEREIRA, M. F. R. POR UMA PROPOSTA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA PARA ESCOLAS DO CAMPO - DISTRITO FEDERAL. Revista UFG, Goiânia, v. 24, n. 30, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v24.80560. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/80560. Acesso em: 15 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo, Educação Indígena e Educação Quilombola: caminhos de resistência e (des)encontros com novas e outras narrativas