POR UMA PROPOSTA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA PARA ESCOLAS DO CAMPO - DISTRITO FEDERAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80560

Palavras-chave:

Educação do Campo. Emancipação humana. Gestão democrática. Relações sociais.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir as relações entre a gestão democrática e os princípios da Educação do Campo para apontar estratégias de resistência à lógica capitalista de educação e gestão, contribuindo para discussões que consideram as especificidades dos povos do campo e o constructo histórico forjado pelo movimento da Educação do Campo no Brasil. Aporta-se no Materialismo Histórico-dialético a pesquisa bibliográfica e análise de documentos da Secretaria de Estado de Educação referentes à gestão democrática nas escolas. Os resultados mostram a importância de a gestão democrática ser emancipatória e transformadora, desenvolvendo com os sujeitos possibilidades de mudança no ambiente escolar e a sociedade como um todo. Para isso, é necessário modificar as relações sociais na escola, horizontalizando-as por meio da participação em diferentes mecanismos e intencionalidades que possibilitem que participantes estejam organizados coletivamente.

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Publicado

18-12-2024

Como Citar

SOARES GUIMARÃES RODRIGUES, R.; RODRIGUES PEREIRA, M. F. POR UMA PROPOSTA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA PARA ESCOLAS DO CAMPO - DISTRITO FEDERAL. Revista UFG, Goiânia, v. 24, n. 30, 2024. DOI: 10.5216/revufg.v24.80560. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/80560. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo, Educação Indígena e Educação Quilombola: caminhos de resistência e (des)encontros com novas e outras narrativas