POR UMA PROPOSTA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA PARA ESCOLAS DO CAMPO - DISTRITO FEDERAL
DOI :
https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80560Mots-clés :
Educação do campo, Emancipação humana, Gestão democrática, Relações sociaisRésumé
O objetivo deste artigo é discutir as relações entre a gestão democrática e os princípios da Educação do Campo para apontar estratégias de resistência à lógica capitalista de educação e gestão, contribuindo para discussões que consideram as especificidades dos povos do campo e o constructo histórico forjado pelo movimento da Educação do Campo no Brasil. Aporta-se no Materialismo Histórico-dialético a pesquisa bibliográfica e análise de documentos da Secretaria de Estado de Educação referentes à gestão democrática nas escolas. Os resultados mostram a importância de a gestão democrática ser emancipatória e transformadora, desenvolvendo com os sujeitos possibilidades de mudança no ambiente escolar e a sociedade como um todo. Para isso, é necessário modificar as relações sociais na escola, horizontalizando-as por meio da participação em diferentes mecanismos e intencionalidades que possibilitem que participantes estejam organizados coletivamente.
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