ANÁLISE SOCIOECONÔMICA DE TRABALHADORES EM UMA COOPERATIVA DE COLETA SELETIVA EM PETROLINA-PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v24.77705

Palavras-chave:

Coletores, Perfil dos coletores, Resíduos sólidos, Solid waste, Collectors, Profile of collectors, Coleccionistas, Perfil de coleccionistas, Residuos sólidos

Resumo

O tema coleta seletiva vem ganhando destaque por possuir uma alta relevância na questão social e ambiental. Às cooperativas de coleta seletiva tem se tornado uma estratégia para uma parcela da população e governos. O objetivo deste trabalho foi analisar o perfil socioeconômico de coletores em uma cooperativa de material reciclável na cidade de Petrolina/PE. Para isso, foi desenvolvido um questionário com um total de 48 questões, sendo 14 discursivas e 34 com múltiplas escolhas. Nelas foram abordados dados pessoais como idade, sexo, estado civil, escolaridade, renda mensal, dentre outros, bem como aspectos relacionados ao trabalho como tempo de cooperativa, mudança na qualidade de vida. O questionário foi aplicado aos cooperados de diversos setores por meio de entrevista individual. As respostas discursivas foram analisadas qualitativamente. As respostas de múltipla escolha foram analisadas através de estatística descritiva simples do tipo percentual. Apesar da alta taxa de rotatividade de funcionários, foram obtidas 13 respostas dos coletores durante esse período de tempo. Do total de entrevistados 61,5% (8) pessoas se identificavam como sexo masculino e 38,5% (5) se identificavam como do sexo feminino. O grau de escolaridade dos mesmos foi de 38,5% dos colaboradores possuem ensino médio incompleto (5), os que possuem ensino fundamental incompleto correspondem a 30,8% (4), alfabetizados 7,7 % (1), ensino superior incompleto 7,7% (1) e ensino fundamental completo 7,7% (1). A coleta seletiva é de suma importância para a conservação do meio ambiente. O trabalho dos catadores impacta diretamente nos quantitativos de resíduos separados nos programas de coleta seletiva existentes no Brasil e deveria resultar em maior valorização da categoria e no recebimento de pagamentos por serviços ambientais urbanos.

Palavras-chave: Coletores. Perfil dos coletores. Resíduos sólidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lavínia de Souza Duarte, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Bacharel em Ciências Biológicas- UNIVASF

Geysa Oliveira Lima Machado, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Graduanda em Ciências Biológicas- UNIVASF

Marcos Victor do Carmo Loiola, Universidade Estadual da Bahia - UNEB

Doutorando em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial - UNEB

José Jorge Sousa Carvalho, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Docente pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Michely Correia Diniz, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Docente pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Publicado

28-05-2024

Como Citar

DUARTE, L. de S.; MACHADO, G. O. L.; LOIOLA, M. V. do C.; CARVALHO, J. J. S.; CORREIA DINIZ, M. ANÁLISE SOCIOECONÔMICA DE TRABALHADORES EM UMA COOPERATIVA DE COLETA SELETIVA EM PETROLINA-PE. Revista UFG, Goiânia, v. 24, n. 30, 2024. DOI: 10.5216/revufg.v24.77705. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/77705. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos