O IMPACTO DA RELIGIÃO/ESPIRITUALIDADE NA SAÚDE DOS IDOSOS NA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v24.78373

Palavras-chave:

COVID-19, Espiritualidade, Idosos, Pandemia, Religião

Resumo

Esta pesquisa investiga como a religião e a espiritualidade podem ser benéficas na saúde mental dos idosos no contexto da pandemia de Covid-19. Desenvolveu-se uma pesquisa de campo qualitativa para registrar as percepções de idosos de diferentes religiões, que foram ou não infectados pelo vírus SARS-CoV-2, sobre diversos aspectos da saúde mental. Os participantes assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido e os dados qualitativos foram analisados a partir do software IRAMUTEQ®. Participaram 171 idosos e apenas 14 referiram não ter religião. Foram produzidas três técnicas de interpretação para os dados qualitativos: a nuvem de palavras, a análise de similitude e a classificação hierárquica descendente. Esta pesquisa também possibilitou a criação de um aplicativo para celular: “Eu confio”. Foi evidenciado que religião/espiritualidade são benéficas em diferentes âmbitos da saúde mental, como a percepção sobre o envelhecimento e sobre a morte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vicente Paulo Alves, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo professor do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (Mestrado e Doutorado) da Universidade Católica de Brasília. Concluiu o pós-doutorado no Departamento Cárdio-Vascular-Toráxico e Saúde Pública na Universidade de Pádua (Itália).

Anna Luiza Brito Franceschini , Universidade Católica de Brasília (UCB)

 Graduanda em Medicina pela Universidade Católica de Brasília 

Fausto Lustosa Fonseca, Universidade Católica de Brasília

Graduando em Medicina pela Universidade Católica de Brasília 

Downloads

Publicado

28-05-2024

Como Citar

NUNES MENEZES REGIS SERAFIM, G.; PAULO ALVES, V.; BRITO FRANCESCHINI , A. L.; LUSTOSA FONSECA, F. O IMPACTO DA RELIGIÃO/ESPIRITUALIDADE NA SAÚDE DOS IDOSOS NA PANDEMIA DE COVID-19. Revista UFG, Goiânia, v. 24, n. 30, 2024. DOI: 10.5216/revufg.v24.78373. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/78373. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos