INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO
Uma experiência na Universidade Intercultural Indígena de Michoacán
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v24.81294Palavras-chave:
Direitos, Educação, InterculturalidadeResumo
Com vários anos de prática docente na Universidade Intercultural Indígena de Michoacán, os autores refletem sobre as respostas que a instituição tem dado aos jovens indígenas ou vulneráveis que vivem na região oriental do estado, no que diz respeito à forma de incorporar as suas visões do mundo e conhecimentos no seu processo de ensino e aprendizagem em programas acadêmicos de ensino superior. Esta reflexão baseia-se na análise do conceito de interculturalidade, na complexidade que a sua definição significou para diferentes autores, na incorporação de recursos pedagógicos e didáticos nos processos educativos a todos os níveis, na conceção de planos e programas para os diferentes cursos de licenciatura, de modo que os currículos contenham as cosmovisões e os conhecimentos dos povos indígenas, que os conteúdos contemplem a visão particular sobre os temas, respondam às exigências e direitos dos povos originários, promovam e revitalizem o uso das línguas, o respeito pelas suas culturas, a abertura a um autêntico diálogo das suas cosmovisões e saberes com os saberes universais, para construir e alcançar conjunta e democraticamente um exercício pleno da chamada interculturalidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 11-03-2025 (2)
- 26-12-2024 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista UFG

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.