INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO

Uma experiência na Universidade Intercultural Indígena de Michoacán

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v24.81294

Palavras-chave:

Direitos, Educação, Interculturalidade

Resumo

Com vários anos de prática docente na Universidade Intercultural Indígena de Michoacán, os autores refletem sobre as respostas que a instituição tem dado aos jovens indígenas ou vulneráveis que vivem na região oriental do estado, no que diz respeito à forma de incorporar as suas visões do mundo e conhecimentos no seu processo de ensino e aprendizagem em programas acadêmicos de ensino superior. Esta reflexão baseia-se na análise do conceito de interculturalidade, na complexidade que a sua definição significou para diferentes autores, na incorporação de recursos pedagógicos e didáticos nos processos educativos a todos os níveis, na conceção de planos e programas para os diferentes cursos de licenciatura, de modo que os currículos contenham as cosmovisões e os conhecimentos dos povos indígenas, que os conteúdos contemplem a visão particular sobre os temas, respondam às exigências e direitos dos povos originários, promovam e revitalizem o uso das línguas, o respeito pelas suas culturas, a abertura a um autêntico diálogo das suas cosmovisões e saberes com os saberes universais, para construir e alcançar conjunta e democraticamente um exercício pleno da chamada interculturalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elia Hilda Espinosa Damián, Universidade Intercultural Indígena de Michoacán (UIIM), Michoacán, México

Licenciatura en Periodismo y Comunicación Colectiva, Título emitido por la UNAM; Maestría en Competencia Pedagógicas para la Acción Educativa, Título emitido por la Universidad Virtual del Estado de Michoacán. Coordinadora Técnica en el Estado de México de la Reserva de la Biosfera Mariposa Monarca; Directora de la Radiodifusora XETUMI, La voz de la Sierra Oriente, perteneciente al Sistema de Radiodifusoras Culturales Indígenas; Profesora en la Universidad Autónoma de México, UNAM; Profesora en la Universidad Michoacana del Oriente, UMO; Profesora en la Universidad Pedagógica Nacional Michoacán; actualmente Profesora de Medio Tiempo en la Universidad Intercultural Indígena de Michoacán.

Orlando Osbaldo Arreola Rosas, Universidade Intercultural Indígena de Michoacán (UIIM), Michoacán, México

Maestría Historia Etnohistoria (Escuela Nacional de Antropología e Historia, 2002-2004). Licenciatura en Historia (Escuela Nacional de Antropología e Historia, 2001). Profesor investigador de tiempo completo Escuela Nacional de Antropología e Historia; Difusor Cultural en el Museo Nacional de Historia, Instituto Nacional de Antropología e Historia; Profesor de asignatura en la Universidad Intercultural Indígena de Michoacán; Coordinador de la Unidad Otomí Mazahua de la UIIM, Zitácuaro, Michoacán.

Publicado

26-12-2024 — Atualizado em 11-03-2025

Versões

Como Citar

DAMIÁN, E. H. E.; ROSAS, O. O. A. INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO: Uma experiência na Universidade Intercultural Indígena de Michoacán. Revista UFG, Goiânia, v. 24, n. 30, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v24.81294. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/81294. Acesso em: 15 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo, Educação Indígena e Educação Quilombola: caminhos de resistência e (des)encontros com novas e outras narrativas