A FOLIA DE REIS DA REGIÃO DA FAZENDA CAMPO GRANDE DO MUNICÍPIO DE FIRMINÓPOLIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v24.78099

Palavras-chave:

Culturas Populares, Festividades, Folia de Reis, Folia de Campo Grande, Memória

Resumo

O presente trabalho apresenta elementos característicos descritivos da Festa de Folia de Reis realizada na zona rural do município de Firminópolis, próximo do município de São Luís de Montes Belos, no estado de Goiás. Revela uma tensão entre a realização da Festa e sua parada, por conta da pandemia da Covid-19 e a possibilidade de descontinuidade deste que é um patrimônio cultural imaterial da região onde se encontra. O arrazoado que pode ser lido nas linhas que seguem, emergiram de pesquisa bibliográfica, de um depoimento realizado por um dos detentores do Bem Cultural e da experiência realizada por um dos autores do artigo ao participar da Festa. Fica evidente que essa celebração guarda consigo particularidades como a data de sua realização, em julho, e que atrai pessoas da zona urbana de outras localidades, para vivenciar os rituais, sagrados e profanos, permeados pela fé cristã. Esse trabalho compõe o Dossiê: Patrimônio Cultural Imaterial – Festividades da Cultura Popular, no eixo Festividades da Cultura Popular em Goiás.

Palavras-chave: Culturas Populares. Festividades. Folia de Reis. Folia do Campo Grande. Memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduarda Tavares Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Goiânia/GO

Possui bacharelado em Administração pela Faculdade Delta (2013), licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG (2018) e mestrado em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFG (2022). Realiza pesquisa da trajetória de mulheres educadoras, intelectuais e militantes na História da Educação Brasileira e de Goiás. É pesquisadora membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação (GEPHE FE UFG) e pesquisadora voluntária no projeto Finalidades Educativas Escolares no século XXI: um estudo no Estado de Goiás. Foi instrutora de aprendizagem no Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), no programa Aprendiz Legal. Atualmente exerce a função de auxiliar de atividades educativas na educação infantil da rede municipal de Goiânia e de professora no ensino fundamental I, pela rede pública municipal de ensino em Goiânia-GO. Tem interesse nas intersecções entre educação e patrimônio cultural material e imaterial.

Publicado

17-04-2024

Como Citar

FABIÃO LISBOA, P.; TAVARES OLIVEIRA, E. A FOLIA DE REIS DA REGIÃO DA FAZENDA CAMPO GRANDE DO MUNICÍPIO DE FIRMINÓPOLIS. Revista UFG, Goiânia, v. 24, n. 30, 2024. DOI: 10.5216/revufg.v24.78099. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/78099. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Patrimônio Cultural Imaterial - Festividades da Cultura Popular