VIVÊNCIAS DE LIDERANÇAS FEMININAS EM MOVIMENTOS SOCIAIS

As relações de poder e os impactos na saúde mental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80364

Palavras-chave:

Lideranças, Movimentos sociais, MST, Mulheres, Sa´úde mental

Resumo

O gênero feminino é historicamente alvo de violência e desigualdades, inclusive em espaços como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que luta pela terra e igualdade há 38 anos. Esta pesquisa examina a experiência de lideranças femininas que compõem a regional Baixo Sul do MST na Bahia, e os impactos dessa vivência na sua saúde mental por meio do método da cartografia. As entrevistas realizadas no 34º Encontro Estadual do MST na Bahia apontam que, apesar da paridade de gênero, as mulheres só recentemente têm estado nos espaços de debate, sendo comum a dupla jornada de trabalho, ocasionando o adoecimento físico e mental. As práticas de cuidado incluem as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), o apoio familiar, comunitário e do setor saúde do movimento. A pesquisa convoca-nos a pensar-fazer COM e PARA as mulheres assentadas, formas de cuidado em saúde que abarque as suas particularidades de raça, classe, e demais marcadores sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Nascimento Pinto, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Santo Antônio de Jesus, Bahia, Brasil, larissapintop@gmail.com

Bacharela Interdisciplinar em Saúde e bacharelanda em Psicologia no Centro de Ciência da Saúde (CCS) pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Pós-graduanda em Gestão em Saúde (CCS/UFRB).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2472943796664971

Monique Araújo de Medeiros Brito, Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Brasil, moniqueambrito@gmail.com

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), residência em saúde coletiva com área de concentração em saúde mental e mestrado em Saúde Comunitária pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Assistente na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) - 2017 a 2022. Professora Adjunta na Universidade Federal Fluminense (UFF) - atual.

Downloads

Publicado

23-12-2024 — Atualizado em 10-03-2025

Versões

Como Citar

PINTO, L. N.; BRITO, M. A. de M. VIVÊNCIAS DE LIDERANÇAS FEMININAS EM MOVIMENTOS SOCIAIS: As relações de poder e os impactos na saúde mental. Revista UFG, Goiânia, v. 24, n. 30, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v24.80364. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/80364. Acesso em: 15 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos