VIVÊNCIAS DE LIDERANÇAS FEMININAS EM MOVIMENTOS SOCIAIS
As relações de poder e os impactos na saúde mental
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80364Palavras-chave:
Lideranças, Movimentos sociais, MST, Mulheres, Sa´úde mentalResumo
O gênero feminino é historicamente alvo de violência e desigualdades, inclusive em espaços como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que luta pela terra e igualdade há 38 anos. Esta pesquisa examina a experiência de lideranças femininas que compõem a regional Baixo Sul do MST na Bahia, e os impactos dessa vivência na sua saúde mental por meio do método da cartografia. As entrevistas realizadas no 34º Encontro Estadual do MST na Bahia apontam que, apesar da paridade de gênero, as mulheres só recentemente têm estado nos espaços de debate, sendo comum a dupla jornada de trabalho, ocasionando o adoecimento físico e mental. As práticas de cuidado incluem as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), o apoio familiar, comunitário e do setor saúde do movimento. A pesquisa convoca-nos a pensar-fazer COM e PARA as mulheres assentadas, formas de cuidado em saúde que abarque as suas particularidades de raça, classe, e demais marcadores sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 10-03-2025 (2)
- 23-12-2024 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista UFG

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.