O “JOGO DA RESISTÊNCIA NO BRASIL COLONIAL":

o uso de Palmares para pedagogia de resistência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80370

Palavras-chave:

Brasil Colônia, Ensino de História, Jogos, Quilombo dos Palmares, Resistência

Resumo

Este artigo aborda a produção de um jogo pedagógico sobre o Brasil Colonial, focado no contexto histórico da Guerra do Quilombo de Palmares, voltado para turmas do Ensino Fundamental - Anos Finais, com uma perspectiva de resistência à visão eurocêntrica da História. A partir de discussões teórico-metodológicas sobre a utilização de jogos como ferramenta pedagógica para a disciplina e baseados em experiências prévias, estruturamos a proposta delineando as formas de funcionamento e suas potencialidades. Esse jogo configura uma tentativa de construção de um processo de ensino-aprendizagem significativo e com participação ativa dos estudantes. A proposta foi pensada para servir de inspiração para outros docentes em experiências no chão da escola que busquem romper com uma visão ainda tradicional da história.

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Publicado

09-01-2025 — Atualizado em 11-03-2025

Versões

Como Citar

OLIVEIRA ALVES, A. C.; SILVA, J. C. da. O “JOGO DA RESISTÊNCIA NO BRASIL COLONIAL":: o uso de Palmares para pedagogia de resistência. Revista UFG, Goiânia, v. 24, n. 30, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v24.80370. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/80370. Acesso em: 15 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo, Educação Indígena e Educação Quilombola: caminhos de resistência e (des)encontros com novas e outras narrativas