O “JOGO DA RESISTÊNCIA NO BRASIL COLONIAL":
o uso de Palmares para pedagogia de resistência
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80370Palavras-chave:
Brasil Colônia, Ensino de História, Jogos, Quilombo dos Palmares, ResistênciaResumo
Este artigo aborda a produção de um jogo pedagógico sobre o Brasil Colonial, focado no contexto histórico da Guerra do Quilombo de Palmares, voltado para turmas do Ensino Fundamental - Anos Finais, com uma perspectiva de resistência à visão eurocêntrica da História. A partir de discussões teórico-metodológicas sobre a utilização de jogos como ferramenta pedagógica para a disciplina e baseados em experiências prévias, estruturamos a proposta delineando as formas de funcionamento e suas potencialidades. Esse jogo configura uma tentativa de construção de um processo de ensino-aprendizagem significativo e com participação ativa dos estudantes. A proposta foi pensada para servir de inspiração para outros docentes em experiências no chão da escola que busquem romper com uma visão ainda tradicional da história.
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- 11-03-2025 (2)
- 09-01-2025 (1)
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