O CORTEJO CARNAVALESCO DO ZÉ PEREIRA, EM TEMPOS DE-COLONIAIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v24.77659Palavras-chave:
Carnaval, Decolonialismo, Estudos das Performances, MascaradosResumo
Este texto tem como objetivo apresentar e investigar a performance do cortejo carnavalesco do Zé Pereira, com base nas manifestações de 2013 a 2022, no município de Itaberaí-GO. Para este intuito dialogamos com os estudos da cosmovisão carnavalesca de Mikhail Bakhtin (1895-1975) e das perspectivas decoloniais de Mário de Andrade e Oswald de Andrade. Estas teorias nos ajudam a compreender como a ideia de cortejo é capaz de criar um paralelismo à normatividade da vida cotidiana, modificando momentaneamente as ruas, vias e vidas num movimento que vai da vida a arte e da arte a vida. Bakthin estabelece os elementos de cosmovisão carnavalesca que se inserem na vida cotidiana e em suas formas expressivas, o que expomos aqui é ainda que se observe o dialogismo das formas expressivas se inserindo em momentos da vida cotidiana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista UFG
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.