O CORTEJO CARNAVALESCO DO ZÉ PEREIRA, EM TEMPOS DE-COLONIAIS

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/revufg.v24.77659

Mots-clés :

Carnaval, Decolonialismo, Estudos das Performances, Mascarados

Résumé

Este texto tem como objetivo apresentar e investigar a performance do cortejo carnavalesco do Zé Pereira, com base nas manifestações de 2013 a 2022, no município de Itaberaí-GO. Para este intuito dialogamos com os estudos da cosmovisão carnavalesca de Mikhail Bakhtin (1895-1975) e das perspectivas decoloniais de Mário de Andrade e Oswald de Andrade. Estas teorias nos ajudam a compreender como a ideia de cortejo é capaz de criar um paralelismo à normatividade da vida cotidiana, modificando momentaneamente as ruas, vias e vidas num movimento que vai da vida a arte e da arte a vida. Bakthin estabelece os elementos de cosmovisão carnavalesca que se inserem na vida cotidiana e em suas formas expressivas, o que expomos aqui é ainda que se observe o dialogismo das formas expressivas se inserindo em momentos da vida cotidiana.

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Bibliographies de l'auteur-e

Marcelo Fecunde de Faria, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, fecunde@gmail.com

Doutor em Performances Culturais (PPGPIC/UFG), pesquisa a performance do Zé Pereira no carnaval oitocentista do Rio de Janeiro e o teatro de Franscisco Corrêa Vasques (1839-1892), sob orientação do Dr. Robson Corrêa de Camargo (UFG). Me. em Performances Culturais (EMAC/UFG). Ator/Performer e pesquisador, nativo de Itaberaí, autor do trabalho de campo sobre o Zé Pereira de Itaberaí, que resulta na dissertação de mestrado Zé Pereira: a performance carnavalesca em Itaberaí-GO. Dissertação de mestrado – PPGPC/EMAC/UFG – 2015.

Robson Corrêa de Camargo, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, robson@ufg.br

Doutor em teatro (ECA/USP). Idealizador e fundador do Programa de Pós Graduação em Performances Culturais da UFG (2011, Mestrado e Doutorado). Encenador e crítico de teatro, coordena a Rede Goiana de Pesquisa em Performances Culturais, financiamentos CNPQ, FAPEG, CAPES, FUNAPE, ERASMUS+. Livros publicados: “Brazilian Theater, 1970/2010” (2015, McFarland, org. with Eva Bueno); “O Gestual no Teatro: Melodrama, Pantomima e Teatro de Feira” (2020, Editora Fi); “Música na Contemporaneidade” (2015, PUC/GO org. com Claudia Zanini); “O Mundo é um Moinho: Reflexões Sobre o Teatro Popular no séc. XX”; “Performances Culturais” (Hucitec org. com Eduardo Reinato e Heloisa Capel). Conselhos editoriais: Editora Anthem Press - Série de Livros sobre Performances e Teatro (Inglaterra), Moringa (UFPb), e Rebento - Revista de Artes do Espetáculo (UNESP). Exerceu atividade de crítico teatral na Folha de São Paulo (1983-1987) no semanário Movimento (1976-1977).

Publié-e

2024-09-19 — Mis(e) à jour 2025-03-24

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FARIA, Marcelo Fecunde de; CAMARGO, Robson Corrêa de. O CORTEJO CARNAVALESCO DO ZÉ PEREIRA, EM TEMPOS DE-COLONIAIS. Revista UFG, Goiânia, v. 24, n. 30, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v24.77659. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/77659. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Patrimônio Cultural Imaterial - Festividades da Cultura Popular