A FORMAÇÃO DOCENTE DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFT SOB PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MUSICAL ESPECIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80360

Palavras-chave:

Educação do campo, Educação especial, Educação musical, Formação docente, Projeto Pedagógico Curricular

Resumo

Nossa pesquisa se dedica a compreender como se dá a formação inicial do futuro docente na Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Artes Visuais e Música da Universidade Federal do Tocantins – UFT, sob a perspectiva da Educação Musical Especial (EME). Tal estudo faz-se necessário, pois há escassez de trabalhos acadêmico-científicos sobre o tema e entende-se que existe um afastamento entre essas modalidades de ensino. Portanto, pretendemos compreender o quanto a proposição formativa da IES dialoga com a atual realidade encontrada nas salas de aula da Educação Básica brasileira. Assumimos a análise documental como uma metodologia possível para compreendermos a concepção formativa estabelecida pela instituição. Dessa forma e por se tratar de um documento oficial, nos debruçamos no Projeto Pedagógico Curricular vigente e disponibilizado no site oficial da UFT de seu curso LEdoC. Com base nas prerrogativas legislativas educacionais do país, são assegurados a todo cidadão: acesso, qualidade, equidade e acessibilidade ao longo de toda vida. Contudo, percebe-se pela aproximação ao documento, que há lacunas importantes no processo formativo do licenciado que podem ser suportadas pela EME, e, dessa forma, o fazer musical do futuro docente, revela a possibilidade de um atendimento equânime a todos os estudantes.

 

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Biografia do Autor

Ana Carolina dos Santos Martins, Faculdade de Música do Espírito Santo "Maurício de Oliveira" (FAMES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, acarolsm@outlook.com

Flautista e fagotista com experiência em diferentes formações musicais. Por formação é Licenciada em Música pela Faculdade de Música do Espírito Santo - FAMES, Bacharel Comunicação Social pelas Faculdades Integradas de São Pedro - FAESA e Pós - graduada (Lato Sensu) em Arte na Educação: Dança, Música e Teatro pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante - FAVENI, em Educação Especial e Libras pelo Centro de Estudos Avançados - CESAP. Tem experiência em práticas de ensino acessível (Libras) e com adaptações de metodológicas na Educação Especial e para crianças e adolescentes que vivem em risco e vulnerabilidade sociais. Atualmente é Mestra em Música pela Universidade Federal de São João Del-Rei – UFSJ, Professora Assistente da Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” -Fames e Presidente do Núcleo de Acessibilidade e Permanência – NAEP – da instituição.

Ana Roseli Paes dos Santos, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil, anaroseli@mail.uft.edu.br

Pesquisadora Produtividade do CNPq. Bacharel em Música pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas,1996), mestre em Educação na área de formação de professores de música pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas, 2008) e doutora em Estudos da Criança na Especialidade da Educação Musical pela Universidade do Minho/Portugal (2014). Atualmente faz parte do corpo docente efetivo da Universidade Federal do Tocantins, como professora Adjunta e coordenadora da Pós-graduação Lato Sensu em Música. Colaboradora na Pós-graduação em Música da Universidade Federal de São João del-Rei. Pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa em Ensino de Instrumentos Musicais da Universidade Federal da Bahia/UFBA e do Instituto de Etnomusicologia/INET-md da Universidade de Aveiro/Portugal. Coordenadora e líder do Gabinete de Investigação em Educação Musical (Grupo CNPq) vinculado a Universidade Federal do Tocantins, onde orienta e desenvolve pesquisas sobre processos de ensino de música para as escolas públicas regulares, subsídios pedagógicos para a formação de educadores musicais e práticas nativas de ensino e de aprendizagem instrumental. Tem experiência na área de Música, com ênfase em Educação Musical e Ensino Instrumental em Grupo, atua na docência e na pesquisa principalmente nos seguintes temas: ensino em grupo, educação musical, ensino/aprendizagem de instrumento de cordas, formação de professores de música, música popular e tradicional. Foi bolsista da Pró-Reitoria de Pesquisa/UNICAMP, do CNPq e da Capes Exterior/BEX.

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Publicado

09-12-2024 — Atualizado em 11-03-2025

Versões

Como Citar

MARTINS, A. C. dos S.; SANTOS , A. R. P. dos. A FORMAÇÃO DOCENTE DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFT SOB PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MUSICAL ESPECIAL. Revista UFG, Goiânia, v. 24, n. 30, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v24.80360. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/80360. Acesso em: 15 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo, Educação Indígena e Educação Quilombola: caminhos de resistência e (des)encontros com novas e outras narrativas