A FORMAÇÃO DOCENTE DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFT SOB PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MUSICAL ESPECIAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80360Palavras-chave:
Educação do campo, Educação especial, Educação musical, Formação docente, Projeto Pedagógico CurricularResumo
Nossa pesquisa se dedica a compreender como se dá a formação inicial do futuro docente na Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Artes Visuais e Música da Universidade Federal do Tocantins – UFT, sob a perspectiva da Educação Musical Especial (EME). Tal estudo faz-se necessário, pois há escassez de trabalhos acadêmico-científicos sobre o tema e entende-se que existe um afastamento entre essas modalidades de ensino. Portanto, pretendemos compreender o quanto a proposição formativa da IES dialoga com a atual realidade encontrada nas salas de aula da Educação Básica brasileira. Assumimos a análise documental como uma metodologia possível para compreendermos a concepção formativa estabelecida pela instituição. Dessa forma e por se tratar de um documento oficial, nos debruçamos no Projeto Pedagógico Curricular vigente e disponibilizado no site oficial da UFT de seu curso LEdoC. Com base nas prerrogativas legislativas educacionais do país, são assegurados a todo cidadão: acesso, qualidade, equidade e acessibilidade ao longo de toda vida. Contudo, percebe-se pela aproximação ao documento, que há lacunas importantes no processo formativo do licenciado que podem ser suportadas pela EME, e, dessa forma, o fazer musical do futuro docente, revela a possibilidade de um atendimento equânime a todos os estudantes.
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