ARA PYAU E AS SEMENTES SAGRADAS
Das literaturas indígenas ao alimento escolar
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80247Palavras-chave:
Educação indígena, exposição Ara Pyau, literaturas indígenas, Programa Nacional de Alimentação Escolar, sementes sagradasResumo
Para os povos do campo e da floresta, as sementes são sagradas, no entanto as sementes nativas estão desaparecendo. Num movimento de resistência, literaturas indígenas têm revelado a importância de proteger a diversidade das sementes para garantir a segurança e soberania alimentar de suas comunidades, bem como para usufruir as políticas públicas educacionais do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Os objetivos do artigo são levantar, discutir e analisar a diversidade das sementes do milho inscritas nas literaturas indígenas, entrecruzando-as com as possibilidades de ofertar na alimentação escolar o milho colorido ameríndio. Como metodologia, são analisadas as literaturas indígenas: Makunaimã taanii: presente de Makunaimã e O sopro da vida: Putakaryy kakykary do escritor indígena Kamuu Dan, do povo Wapichana. As sementes sagradas presentes nas literaturas indígenas motivaram a ação extensionista que culminou na organização e curadoria da exposição Ara Pyau (Tempo Novo).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista UFG

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.