Patrimônio imaterial no Estado de Goiás:

uma reflexão sobre as políticas públicas para as festividades da cultura popular

Autores

  • Luciana Coelho Barbosa Secretaria de Estado da Cultura de Goiás, Goiânia, Brasil, luciana.coelho@goias.gov.br
  • Solange Maria de Santana e Silva Secretaria de Estado da Cultura de Goiás, Goiânia, Brasil, solange.santana@goias.gov.br
  • Bruna Santana Arruda Secretaria de Estado da Cultura de Goiás, Goiânia, Brasil, bruna.arruda@goias.gov.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v24.77952

Resumo

A regulamentação do patrimônio imaterial percorreu um longo caminho para a definição de instrumentos normativos que implementassem políticas públicas de reconhecimento, valorização e proteção de bens dessa categoria. O histórico da legislação atual no Estado de Goiás é recente e remete ao Decreto 8.408/2015 e à Instrução Normativa 003/2022. Trata-se de uma pesquisa preliminar desenvolvida no âmbito da Secretaria de Estado da Cultura pelo Núcleo de Preservação do Patrimônio Material e Imaterial. Buscando atender ao objetivo proposto, optamos pela pesquisa bibliográfica, legislação estadual e federal referente ao patrimônio cultural e documentos institucionais. Partindo das relações entre legislação, patrimônio cultural e identidades sociais, pretende-se apresentar um panorama das políticas públicas no Estado relacionadas às festividades da cultura popular. 

Palavras-chave: Cultura Popular. Estado de Goiás. Patrimônio Imaterial. Políticas Públicas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

21-02-2024

Como Citar

COELHO BARBOSA, L.; MARIA DE SANTANA E SILVA, S.; SANTANA ARRUDA, B. Patrimônio imaterial no Estado de Goiás: : uma reflexão sobre as políticas públicas para as festividades da cultura popular. Revista UFG, Goiânia, v. 24, n. 30, 2024. DOI: 10.5216/revufg.v24.77952. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/77952. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Patrimônio Cultural Imaterial - Festividades da Cultura Popular