O QUILOMBO E A UNIVERIDADE ENQUANTO PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80303Palavras-chave:
Ancestralidade, formação de professores, práticas de ensino, quilombo, universidadeResumo
O objetivo deste artigo é refletir acerca do conceito de quilombo e aquilombamento a partir dos escritos, vivências e memórias de Beatriz Nascimento (2021). Buscou-se relacionar o quilombo juntamente com a universidade, pois ambos se constituem como territórios de conexões e sobretudo da construção de práticas de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa metodologicamente é de cunho qualitativo, de natureza aplicada e utilizou-se enquanto métodos a revisão bibliográfica, documental e a escrevivência de Conceição Evaristo (2017). Como principal arcabouço teórico, utilizamos dos escritos da autora Beatriz Nascimento (2021). Das conclusões possíveis, ressalta-se a importância de se trabalhar a história e cultura afro-brasileira e africana no Ensino Superior, oferecendo base para a prática de professores (as) por meio do currículo universitário. Essa ecologia de saberes (Santos, 2010) oportuniza diálogos entre ensino, pesquisa e extensão que dialogam nos espaços da escola, universidade e quilombo.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 10-03-2025 (2)
- 27-01-2025 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista UFG

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.