EL QUILOMBO Y LA UNIVERSIDAD COMO PRÁCTICAS DE ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80303

Palabras clave:

Ancestralidad, formación docente, prácticas docentes, quilombo, universidad

Resumen

El objetivo de este artículo es reflexionar sobre el concepto de quilombo y aquilombamento a partir de los escritos, vivencias y memorias de Beatriz Nascimento (2021). Se buscó relacionar el quilombo con la universidad, ya que ambos constituyen territorios de conexión y sobre todo de construcción de prácticas de enseñanza y aprendizaje. Esta investigación metodológicamente es cualitativa, de carácter aplicado y los métodos utilizados fueron la revisión bibliográfica, documental y la redacción de Conceição Evaristo (2017). Como marco teórico principal, se utilizaron los escritos de la autora Beatriz Nascimento (2021). A partir de las posibles conclusiones, se destaca la importancia de trabajar la historia y la cultura afrobrasileña y africana en la educación superior, ofreciendo una base para la práctica de los docentes a través del currículo universitario. Esta ecología del conocimiento (Santos, 2010) brinda oportunidades para diálogos entre enseñanza, investigación y extensión que dialogan en los espacios de la escuela, la universidad y el quilombo. 

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Biografía del autor/a

Ynara Victoria Borges Santos, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, ynara.victoria@uel.br

Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestranda no Programa Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA) pela Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA). Intercâmbio realizado em Portugal nos anos de 2019 a 2020 pela Universidade de Coimbra (UC) no curso de Ciências da Educação. Pesquisadora e bolsista do CNPQ com o trabalho intitulado "Narrativas afro-centradas: Um estudo acerca da construção do conhecimento cientifico de mulheres negras no ensino superior". Representante discente da comissão de bolsas do Programa Interdisciplinar em Estudos Latino Americanos (PPGIELA). Realizou pesquisas sendo bolsista de Iniciação Cientifica pela Fundação Araucária nos anos de 2018, 2019 e 2020 em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Participou do Projeto Residência Pedagógica como colaboradora nos anos de 2020 a 2022. Tem interesse em pesquisas na área da educação com ênfase em: Raça, gênero e classe, Decolonialidade, Pós-Colonialidade, Qualidade da Educação, Currículo, Organismos Internacionais, Feminismo negro, Direitos dos povos originários, Afrodescendentes e Quilombolas, Educação popular e Pedagogia de projetos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4797137109543965 

Angela Maria de, Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, angela.souza@unila.edu.br

Possui Doutorado (2009) e Mestrado (1998) em Antropologia Social, graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, na mesma Universidade. Foi Pró- Reitora de Extensão da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (2012- 2017). É Docente da UNILA no curso de Antropologia e no Mestrado PPG-IELA - Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino Americanos. Coordena o NEALA - Núcleo de Estudos Afro Latino Americanos. É associada da ABA - Associação Brasileira de Antropologia e da ABPN - Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Afro Brasileira e Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: movimento hip hop, rap, relações étnico-raciais, Mulheres Negras, diáspora, consumo, música, ações afirmativas. Atua e coordena Projetos de Extensão na área de Educação das Relações Étnico-raciais com professores da rede pública de ensino para a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4207025108497025

Juan Ignacio Brizuela, Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, juan.brizuela@unila.edu.br

Doutor em Cultura e Sociedade pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos - IHAC, UFBA. Posdoc (CAPES/Brasil) do Programa Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da UNILA. Colíder do grupo Observatório da Diversidade Cultural - ODC, junto ao prof. José Márcio Barros (UEMG/PósCultura). Idealizador do @recantolatino.rl - produtora cultural.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6362525134331343

Publicado

2025-01-27 — Actualizado el 2025-03-24

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Cómo citar

SANTOS, Ynara Victoria Borges; ANGELA MARIA DE; BRIZUELA, Juan Ignacio. EL QUILOMBO Y LA UNIVERSIDAD COMO PRÁCTICAS DE ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE. Revista UFG, Goiânia, v. 24, n. 30, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v24.80303. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/80303. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossier: Educación del Campo, Educación Indígena y Educación Quilombola: caminos de resistencia y (des)encuentros con nuevas y otras narrativas