O QUILOMBO E A UNIVERIDADE ENQUANTO PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80303

Palavras-chave:

Ancestralidade, formação de professores, práticas de ensino, quilombo, universidade

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir acerca do conceito de quilombo e aquilombamento a partir dos escritos, vivências e memórias de Beatriz Nascimento (2021). Buscou-se relacionar o quilombo juntamente com a universidade, pois ambos se constituem como territórios de conexões e sobretudo da construção de práticas de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa metodologicamente é de cunho qualitativo, de natureza aplicada e utilizou-se enquanto métodos a revisão bibliográfica, documental e a escrevivência de Conceição Evaristo (2017). Como principal arcabouço teórico, utilizamos dos escritos da autora Beatriz Nascimento (2021). Das conclusões possíveis, ressalta-se a importância de se trabalhar a história e cultura afro-brasileira e africana no Ensino Superior, oferecendo base para a prática de professores (as) por meio do currículo universitário. Essa ecologia de saberes (Santos, 2010) oportuniza diálogos entre ensino, pesquisa e extensão que dialogam nos espaços da escola, universidade e quilombo.

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Biografia do Autor

Ynara Victoria Borges Santos, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, ynara.victoria@uel.br

Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestranda no Programa Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA) pela Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA). Intercâmbio realizado em Portugal nos anos de 2019 a 2020 pela Universidade de Coimbra (UC) no curso de Ciências da Educação. Pesquisadora e bolsista do CNPQ com o trabalho intitulado "Narrativas afro-centradas: Um estudo acerca da construção do conhecimento cientifico de mulheres negras no ensino superior". Representante discente da comissão de bolsas do Programa Interdisciplinar em Estudos Latino Americanos (PPGIELA). Realizou pesquisas sendo bolsista de Iniciação Cientifica pela Fundação Araucária nos anos de 2018, 2019 e 2020 em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Participou do Projeto Residência Pedagógica como colaboradora nos anos de 2020 a 2022. Tem interesse em pesquisas na área da educação com ênfase em: Raça, gênero e classe, Decolonialidade, Pós-Colonialidade, Qualidade da Educação, Currículo, Organismos Internacionais, Feminismo negro, Direitos dos povos originários, Afrodescendentes e Quilombolas, Educação popular e Pedagogia de projetos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4797137109543965 

Angela Maria de Souza, Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, angela.souza@unila.edu.br

Possui Doutorado (2009) e Mestrado (1998) em Antropologia Social, graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, na mesma Universidade. Foi Pró- Reitora de Extensão da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (2012- 2017). É Docente da UNILA no curso de Antropologia e no Mestrado PPG-IELA - Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino Americanos. Coordena o NEALA - Núcleo de Estudos Afro Latino Americanos. É associada da ABA - Associação Brasileira de Antropologia e da ABPN - Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Afro Brasileira e Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: movimento hip hop, rap, relações étnico-raciais, Mulheres Negras, diáspora, consumo, música, ações afirmativas. Atua e coordena Projetos de Extensão na área de Educação das Relações Étnico-raciais com professores da rede pública de ensino para a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4207025108497025

Juan Ignacio Brizuela, Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, juan.brizuela@unila.edu.br

Doutor em Cultura e Sociedade pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos - IHAC, UFBA. Posdoc (CAPES/Brasil) do Programa Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da UNILA. Colíder do grupo Observatório da Diversidade Cultural - ODC, junto ao prof. José Márcio Barros (UEMG/PósCultura). Idealizador do @recantolatino.rl - produtora cultural.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6362525134331343

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Publicado

27-01-2025 — Atualizado em 10-03-2025

Versões

Como Citar

SANTOS, Y. V. B.; SOUZA, A. M. de; BRIZUELA, J. I. O QUILOMBO E A UNIVERIDADE ENQUANTO PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista UFG, Goiânia, v. 24, n. 30, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v24.80303. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/80303. Acesso em: 15 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo, Educação Indígena e Educação Quilombola: caminhos de resistência e (des)encontros com novas e outras narrativas