ESTADO DA ARTE DAS PUBLICAÇÕES SOBRE AS OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v24.78133

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Estado da Arte, Olímpiadas Científicas

Resumo

Esta pesquisa apresenta o estado da arte de produções acadêmicas sobre as Olimpíadas Científicas no campo da Educação em Ciências no Brasil, de 2000 a 2016, composta por seis artigos e três dissertações. O objetivo foi inventariar, sistematizar e avaliar a produção científica dentro das Olimpíadas Científicas no âmbito educacional publicadas em portais de divulgação científica oficiais e de programas brasileiros de pós-graduação Stricto Sensu. Os resultados apontaram que as Olimpíadas Científicas, como ações de extensão universitária, podem contribuir com os estudantes como recurso pedagógico de motivação à aprendizagem de Ciências. No entanto, é preciso uma discussão ampla sobre a temática, no sentido de promover outras pesquisas que abordem as questões teóricas e os reflexos que estas possam ter a partir de suas relações com a educação formal, haja vista os altos investimentos financeiros realizados pelo poder público na realização dessas olimpíadas.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Estado da Arte. Olimpíadas Científicas. 

 

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Publicado

29-11-2024

Como Citar

SILVA, R. C. da; BARBOSA, C. R.; NÓBREGA, L. N. N.; BENITE, C. R. M. ESTADO DA ARTE DAS PUBLICAÇÕES SOBRE AS OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS NO BRASIL. Revista UFG, Goiânia, v. 24, n. 30, 2024. DOI: 10.5216/revufg.v24.78133. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/78133. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos