ESTADO DA ARTE DAS PUBLICAÇÕES SOBRE AS OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS NO BRASIL

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/revufg.v24.78133

Mots-clés :

Ensino de Ciências, Estado da Arte, Olímpiadas Científicas

Résumé

Esta pesquisa apresenta o estado da arte de produções acadêmicas sobre as Olimpíadas Científicas no campo da Educação em Ciências no Brasil, de 2000 a 2016, composta por seis artigos e três dissertações. O objetivo foi inventariar, sistematizar e avaliar a produção científica dentro das Olimpíadas Científicas no âmbito educacional publicadas em portais de divulgação científica oficiais e de programas brasileiros de pós-graduação Stricto Sensu. Os resultados apontaram que as Olimpíadas Científicas, como ações de extensão universitária, podem contribuir com os estudantes como recurso pedagógico de motivação à aprendizagem de Ciências. No entanto, é preciso uma discussão ampla sobre a temática, no sentido de promover outras pesquisas que abordem as questões teóricas e os reflexos que estas possam ter a partir de suas relações com a educação formal, haja vista os altos investimentos financeiros realizados pelo poder público na realização dessas olimpíadas.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Estado da Arte. Olimpíadas Científicas. 

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2024-11-29 — Mis(e) à jour 2025-03-24

Versions

Comment citer

SILVA, Renato Cândido da; BARBOSA, Cícero Rodrigues; NÓBREGA, Lorrana Nara Naves; BENITE, Claudio Roberto Machado. ESTADO DA ARTE DAS PUBLICAÇÕES SOBRE AS OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS NO BRASIL. Revista UFG, Goiânia, v. 24, n. 30, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v24.78133. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/78133. Acesso em: 6 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos