O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DA ESCOLA DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80359Palavras-chave:
Educação do campo, Escola do campo, Projeto Político PedagógicoResumo
O presente artigo apresenta um recorte da pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação do Campo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A investigação surge ao identificar que a escola reconhecida pelas diretrizes como Escola do Campo mantinha seu Projeto Político-Pedagógico (PPP) sem nenhuma relação com a realidade camponesa. Teve como objetivo contribuir com a ressignificação do PPP, tendo como pilares a incorporação dos saberes e fazeres camponeses. Utilizamos como instrumentos para leitura e problematização da realidade observação participante, análise documental, aplicação de questionário, Círculo de Cultura e roda de conversa. A pesquisa aponta que, mesmo estando a Escola do Campo instituída nos moldes regulares, é possível a construção de práticas pedagógicas emancipatórias, onde as especificidades dos sujeitos do campo sejam determinantes na construção de um PPP que se constitua como instrumento de luta e norteador das práticas educativas.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 10-03-2025 (2)
- 20-01-2025 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista UFG

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.