O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DA ESCOLA DO CAMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80359

Palavras-chave:

Educação do campo, Escola do campo, Projeto Político Pedagógico

Resumo

O presente artigo apresenta um recorte da pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação do Campo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A investigação surge ao identificar que a escola reconhecida pelas diretrizes como Escola do Campo mantinha seu Projeto Político-Pedagógico (PPP) sem nenhuma relação com a realidade camponesa. Teve como objetivo contribuir com a ressignificação do PPP, tendo como pilares a incorporação dos saberes e fazeres camponeses. Utilizamos como instrumentos para leitura e problematização da realidade observação participante, análise documental, aplicação de questionário, Círculo de Cultura e roda de conversa. A pesquisa aponta que, mesmo estando a Escola do Campo instituída nos moldes regulares, é possível a construção de práticas pedagógicas emancipatórias, onde as especificidades dos sujeitos do campo sejam determinantes na construção de um PPP que se constitua como instrumento de luta e norteador das práticas educativas.

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Biografia do Autor

Ana Elisa Antunes de Oliveira, Universidade de Uberaba (UNIUBE), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, ana.antunes.oliveira@educacao.mg.gov.br

Doutoranda em Educação pela Universidade de Uberaba/UNIUBE. Possui mestrado em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/UFRB (2019). Graduação em Educação do Campo pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG (2015), com habilitação na área de Ciências Sociais e Humanidades. Possui pós-graduação em Ensino de Humanidades pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas/IFSULDEMINAS. Formação Técnica pela UNIMONTES no Curso Técnico de Meio Ambiente. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade - GEPEMDECC. Atua como tutora na Diretoria de Educação Aberta e a Distância - DEAD/UFVJM no curso de Pedagogia. Servidora efetiva na rede Estadual de Educação de Minas Gerais como professora da Educação Básica e Assistente Técnico de Educação.

Terciana Vidal Moura, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Amargosa, Bahia, Brasil, tercianavidal@ufrb.edu.br

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (Uminho-Portugal). Mestre em Educação e Contemporaneidade e Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Docente e Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação do Campo da UFRB (PPGEDUCAMPO). Professora Associada I da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), atuando na Licenciatura em Educação do Campo com ênfase em Ciências Agrárias e na Licenciatura em Biologia. Coordenadora do Curso de Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial do Semiárido Brasileiro da UFRB. Membro do NDE do Curso de Licenciatura em Biologia do CCAAB-UFRB. Desenvolve pesquisa nos seguintes temas: Educação e escolas do campo, classes multisseriadas, políticas públicas e educação e formação de educadores do campo. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO), da Rede Universistas e do Observatório da Educação do Campo no Recôncavo e Vale do Jiquiriçá-BA (Observale). Integra da Rede Autonomia e Diversidade na Educação Pública (REDAP) e a Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação do Campo /Cidade e Movimentos Sociais (RedePECC-MS). Coordenadora da Turma 2 do Programa Escola da Terra na UFRB. Coordenadora Adjunta do Programa de Formação de Educadores e Educadoras do Campo (Formacampo)

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Publicado

20-01-2025 — Atualizado em 10-03-2025

Versões

Como Citar

OLIVEIRA, A. E. A. de; MOURA, T. V. O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DA ESCOLA DO CAMPO. Revista UFG, Goiânia, v. 24, n. 30, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v24.80359. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/80359. Acesso em: 15 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo, Educação Indígena e Educação Quilombola: caminhos de resistência e (des)encontros com novas e outras narrativas