AS RESOLUÇÕES N° 2/2015 E N° 2/2019 PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v24.79615Palavras-chave:
Diretrizes Curriculares Nacionais, Formação de professores, Políticas públicas educacionaisResumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre o que dizem as Resoluções do Conselho Nacional de Educação nº 2/2015 e nº 2/2019, e as mudanças nas políticas para a formação de professores definidas nos referidos documentos. Com esse propósito, utilizou-se a abordagem qualitativa como estratégia de pesquisa, fundamentada no estudo bibliográfico e documental. Este estudo permite apontar que o movimento de construção e aprovação da Resolução nº 2/2015 representou grandes avanços para a formação de professores, na qual, expressam os anseios dos profissionais da educação, pois teve suas proposições discutidas coletivamente, todavia, essa normativa não chegou a entrar em vigência. A Resolução nº 2/2019 foi elaborada com foco na valorização das competências como políticas de formação. Entre as contribuições deste estudo, destaca-se a descontinuidade de conquistas dos profissionais da educação com a aprovação da Resolução nº 2/2019.
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