UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO PROJETO TIA EGLE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v24.78942

Palavras-chave:

Crianças e adolescentes, Educação popular, Território, Extensão

Resumo

O presente artigo apresenta o relato de experiência de estudantes participantes do Programa de Educação Tutorial (PET) na Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, integrantes do Grupo PET Educação Popular: Criando e Recriando a Realidade Social e extensionistas da Frente Culturas e Educação em Direitos Humanos. O relato tem por objetivo compartilhar o processo de ensino-pesquisa-extensão vivenciado por meio do Projeto Tia Egle, localizado no bairro Jardim Castelo na cidade de Santos. A partir do relato de experiência é possível perceber a relevância da ação extensionista tanto para a formação das discentes, quanto para a comunidade envolvida. O referencial teórico se pautou no debate sobre o conceito de educação libertadora de Freire (1987); Hooks (2017); participação de crianças e adolescentes (Pini; Fávero; Silva, 2020), educação popular (Brandão, 2006) e território (Santos, 1988).


Palavras-chave: Crianças e adolescentes. Educação Popular. Extensão. Território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliane da Silva de Jesus, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos, São Paulo, Brasil, juliane.jesus@unifesp.br

Graduanda em Serviço Social na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Baixada Santista. Foi extensionista no primeiro semestre de 2023 no projeto Vozes das Crianças, Adolescentes e Jovens: Educação em Direitos Humanos pelo Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Crianças, Adolescentes e Família (GCAF) na Unifesp. Atualmente atua no Programa de Educação Tutorial (PET) Educação Popular: Criando e Recriando a Realidade Social, onde atua na Frente Culturas e Educação em Direitos Humanos, promovendo debates sobre direitos humanos com crianças e adolescentes do Projeto Tia Egle, localizado no município de Santos (SP). Tem interesse pelas temáticas da educação popular, direitos humanos e juventudes.

Francisca Rodrigues de Oliveira Pini , Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos, São Paulo, Brasil, francisca.pini@unifesp.br

Assistente Social e Professora do Curso de Graduação de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista.

 

Thais Santana de Araujo, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos, São Paulo, Brasil, araujo.thais09@unifesp.br

Estudante de Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Participa do Grupo PET Educação Popular na UNIFESP Campus Baixada Santista, sendo extensionista da Frente Culturas e Educação em Direitos Humanos e atuando com crianças e adolescentes no Projeto Tia Egle.

 

Giulia Santos da Silva, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos, São Paulo, Brasil, giulia.santos@unifesp.br

Estudante de Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Participa do Grupo PET Educação Popular na UNIFESP Campus Baixada Santista, sendo extensionista da Frente Culturas e Educação em Direitos Humanos e atuando com crianças e adolescentes no Projeto Tia Egle.

 

Bruna Marques Santos, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos, São Paulo, Brasil, bruna.marques@unifesp.br

Estudante de Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Participa do Grupo PET Educação Popular na UNIFESP Campus Baixada Santista, sendo extensionista da Frente Culturas e Educação em Direitos Humanos e atuando com crianças e adolescentes no Projeto Tia Egle.

 

Publicado

18-06-2024 — Atualizado em 10-03-2025

Versões

Como Citar

JESUS, J. da S. de; PINI, F. R. de O.; ARAUJO, T. S. de; SILVA, G. S. da; SANTOS, B. M. UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO PROJETO TIA EGLE . Revista UFG, Goiânia, v. 24, n. 30, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v24.78942. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/78942. Acesso em: 19 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos