UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO PROJETO TIA EGLE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v24.78942

Palavras-chave:

Crianças e adolescentes, Educação popular, Território, Extensão

Resumo

O presente artigo apresenta o relato de experiência de estudantes participantes do Programa de Educação Tutorial (PET) na Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, integrantes do Grupo PET Educação Popular: Criando e Recriando a Realidade Social e extensionistas da Frente Culturas e Educação em Direitos Humanos. O relato tem por objetivo compartilhar o processo de ensino-pesquisa-extensão vivenciado por meio do Projeto Tia Egle, localizado no bairro Jardim Castelo na cidade de Santos. A partir do relato de experiência é possível perceber a relevância da ação extensionista tanto para a formação das discentes, quanto para a comunidade envolvida. O referencial teórico se pautou no debate sobre o conceito de educação libertadora de Freire (1987); Hooks (2017); participação de crianças e adolescentes (Pini; Fávero; Silva, 2020), educação popular (Brandão, 2006) e território (Santos, 1988).


Palavras-chave: Crianças e adolescentes. Educação Popular. Extensão. Território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliane da Silva de Jesus, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos, São Paulo, Brasil.

Graduanda em Serviço Social na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Baixada Santista. Foi extensionista no primeiro semestre de 2023 no projeto Vozes das Crianças, Adolescentes e Jovens: Educação em Direitos Humanos pelo Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Crianças, Adolescentes e Família (GCAF) na Unifesp. Atualmente atua no Programa de Educação Tutorial (PET) Educação Popular: Criando e Recriando a Realidade Social, onde atua na Frente Culturas e Educação em Direitos Humanos, promovendo debates sobre direitos humanos com crianças e adolescentes do Projeto Tia Egle, localizado no município de Santos (SP). Tem interesse pelas temáticas da educação popular, direitos humanos e juventudes.

Profª. Drª. Francisca Rodrigues de Oliveira Pini , Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos, São Paulo, Brasil.

Assistente Social e Professora do Curso de Graduação de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista.

 

Thais Santana de Araujo, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos, São Paulo, Brasil.

Estudante de Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Participa do Grupo PET Educação Popular na UNIFESP Campus Baixada Santista, sendo extensionista da Frente Culturas e Educação em Direitos Humanos e atuando com crianças e adolescentes no Projeto Tia Egle.

 

Giulia Santos da Silva, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos, São Paulo, Brasil.

Estudante de Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Participa do Grupo PET Educação Popular na UNIFESP Campus Baixada Santista, sendo extensionista da Frente Culturas e Educação em Direitos Humanos e atuando com crianças e adolescentes no Projeto Tia Egle.

 

Bruna Marques Santos, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos, São Paulo, Brasil.

Estudante de Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Participa do Grupo PET Educação Popular na UNIFESP Campus Baixada Santista, sendo extensionista da Frente Culturas e Educação em Direitos Humanos e atuando com crianças e adolescentes no Projeto Tia Egle.

 

Publicado

18-06-2024

Como Citar

DA SILVA DE JESUS, J.; RODRIGUES DE OLIVEIRA PINI , F.; SANTANA DE ARAUJO, T.; SANTOS DA SILVA, G.; MARQUES SANTOS, B. UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO PROJETO TIA EGLE . Revista UFG, Goiânia, v. 24, n. 30, 2024. DOI: 10.5216/revufg.v24.78942. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/78942. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos