UN RELATO DE EXPERIENCIA SOBRE EXTENSIÓN UNIVERSITARIA EN EL PROYECTO TÍA EGLE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v24.78942

Resumen

Este artículo presenta el relato de experiencia de estudiantes participantes del Programa de Educación Tutorial (PET) de la Universidad Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, miembros del Grupo PET Educação Popular: Creando y Recreando la Realidad Social y extensionistas del Frente Culturas e Educação. en Derechos Humanos. El informe tiene como objetivo compartir el proceso de enseñanza-investigación-extensión vivido a través del Proyecto Tía Egle, ubicado en el barrio Jardim Castelo de la ciudad de Santos. Del relato de experiencia es posible ver la relevancia de la acción de extensión tanto para la formación de los estudiantes como para la comunidad involucrada. El marco teórico se basó en el debate sobre el concepto de educación liberadora de Freire (1987); Hooks (2017); participación de niños y adolescentes (Pini; Fávero; Silva, 2020), educación popular (Brandão, 2006) y territorio (Santos, 1988).

 

Palabras clave: Niños y Adolescentes. Educación Popular. Extensión. Territorio.

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Biografía del autor/a

Juliane da Silva de Jesus, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos, São Paulo, Brasil.

Graduanda em Serviço Social na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Baixada Santista. Foi extensionista no primeiro semestre de 2023 no projeto Vozes das Crianças, Adolescentes e Jovens: Educação em Direitos Humanos pelo Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Crianças, Adolescentes e Família (GCAF) na Unifesp. Atualmente atua no Programa de Educação Tutorial (PET) Educação Popular: Criando e Recriando a Realidade Social, onde atua na Frente Culturas e Educação em Direitos Humanos, promovendo debates sobre direitos humanos com crianças e adolescentes do Projeto Tia Egle, localizado no município de Santos (SP). Tem interesse pelas temáticas da educação popular, direitos humanos e juventudes.

Francisca Rodrigues de Oliveira Pini , Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos, São Paulo, Brasil.

Assistente Social e Professora do Curso de Graduação de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista.

 

Thais Santana de Araujo, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos, São Paulo, Brasil.

Estudante de Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Participa do Grupo PET Educação Popular na UNIFESP Campus Baixada Santista, sendo extensionista da Frente Culturas e Educação em Direitos Humanos e atuando com crianças e adolescentes no Projeto Tia Egle.

 

Giulia Santos da Silva, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos, São Paulo, Brasil.

Estudante de Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Participa do Grupo PET Educação Popular na UNIFESP Campus Baixada Santista, sendo extensionista da Frente Culturas e Educação em Direitos Humanos e atuando com crianças e adolescentes no Projeto Tia Egle.

 

Bruna Marques Santos, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos, São Paulo, Brasil.

Estudante de Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Participa do Grupo PET Educação Popular na UNIFESP Campus Baixada Santista, sendo extensionista da Frente Culturas e Educação em Direitos Humanos e atuando com crianças e adolescentes no Projeto Tia Egle.

 

Publicado

2024-06-18

Cómo citar

DA SILVA DE JESUS, J.; RODRIGUES DE OLIVEIRA PINI , F.; SANTANA DE ARAUJO, T.; SANTOS DA SILVA, G.; MARQUES SANTOS, B. UN RELATO DE EXPERIENCIA SOBRE EXTENSIÓN UNIVERSITARIA EN EL PROYECTO TÍA EGLE. Revista UFG, Goiânia, v. 24, n. 30, 2024. DOI: 10.5216/revufg.v24.78942. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/78942. Acesso em: 16 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos