REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO POPULAR PARA A GESTÃO DE ENERGIA EM COMUNIDADES INDÍGENAS NO MÉXICO
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v24.81253Palavras-chave:
Bem-estar, Comunidade, Educação, Energia, SustentávelResumo
O artigo explora a educação popular e sua aplicação na gestão de energia em comunidades indígenas no México. Examina-se a abordagem da educação popular, adaptada às necessidades específicas das comunidades, que promove a justiça social e o bem comum. Por outro lado, a educação para o bem comum, que enfatiza valores de solidariedade, equidade e responsabilidade social, enquadra neste artigo a importância de uma educação comunitária que não só forme indivíduos, mas também impulse processos participativos e multidisciplinares para abordar necessidades básicas como o acesso à energia. Além disso, a educação local é analisada como um elemento chave para desenvolver sistemas energéticos sustentáveis e ajustados às realidades locais, integrando o conhecimento científico com o saber comunitário. O artigo também examina como os autogovernos indígenas no México estão assumindo a administração de seus recursos, incluindo a energia, de forma autônoma. Esses governos representam uma oportunidade para aplicar modelos de gestão energética baseados na educação popular e fomentar uma participação local efetiva. Assim, nesta análise, são destacados elementos que contribuem para desenvolver um sistema integral de gestão de energia que beneficie as comunidades indígenas, onde é crucial promover o acesso universal ao conhecimento e fortalecer a colaboração entre a academia e a comunidade. Essa abordagem deve superar as estratégias convencionais e adotar modelos inclusivos e democráticos que reflitam as necessidades locais.
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- 10-03-2025 (2)
- 27-12-2024 (1)
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