REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO POPULAR PARA A GESTÃO DE ENERGIA EM COMUNIDADES INDÍGENAS NO MÉXICO

Autores

  • Luis Bernardo López-Sosa Universidad Intercultural Indígena de Michoacán (UIIM), Michoacán, México, lbernardo.lopez@uiim.edu.mx https://orcid.org/0000-0001-9284-737X
  • Carlos Alberto García Bustamante Escuela Nacional de Estudios Superiores, Unidad Morelia (UNAM), Michoacán, México, cgarcia@enesmorelia.unam.mx https://orcid.org/0000-0002-4331-5761
  • Bernardina Alejo Justo Colegio de Bachilleres del Estado de Michoacán (COBAEM), Michoacán, México, alejojusto27@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v24.81253

Palavras-chave:

Bem-estar, Comunidade, Educação, Energia, Sustentável

Resumo

O artigo explora a educação popular e sua aplicação na gestão de energia em comunidades indígenas no México. Examina-se a abordagem da educação popular, adaptada às necessidades específicas das comunidades, que promove a justiça social e o bem comum. Por outro lado, a educação para o bem comum, que enfatiza valores de solidariedade, equidade e responsabilidade social, enquadra neste artigo a importância de uma educação comunitária que não só forme indivíduos, mas também impulse processos participativos e multidisciplinares para abordar necessidades básicas como o acesso à energia. Além disso, a educação local é analisada como um elemento chave para desenvolver sistemas energéticos sustentáveis e ajustados às realidades locais, integrando o conhecimento científico com o saber comunitário. O artigo também examina como os autogovernos indígenas no México estão assumindo a administração de seus recursos, incluindo a energia, de forma autônoma. Esses governos representam uma oportunidade para aplicar modelos de gestão energética baseados na educação popular e fomentar uma participação local efetiva. Assim, nesta análise, são destacados elementos que contribuem para desenvolver um sistema integral de gestão de energia que beneficie as comunidades indígenas, onde é crucial promover o acesso universal ao conhecimento e fortalecer a colaboração entre a academia e a comunidade. Essa abordagem deve superar as estratégias convencionais e adotar modelos inclusivos e democráticos que reflitam as necessidades locais.

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Biografia do Autor

Luis Bernardo López-Sosa, Universidad Intercultural Indígena de Michoacán (UIIM), Michoacán, México, lbernardo.lopez@uiim.edu.mx

Licenciado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Intercultural Indígena de Michoacán, Mestre e Doutor em Ciências pela Universidade Michoacana de San Nicolás de Hidalgo. Membro do Sistema Nacional de Pesquisadores no México. Atualmente, Professor Pesquisador da Universidade Intercultural Indígena de Michoacán e membro do Núcleo Acadêmico Básico do Doutorado em Ciências para a Sustentabilidade e Interculturalidade.

Carlos Alberto García Bustamante, Escuela Nacional de Estudios Superiores, Unidad Morelia (UNAM), Michoacán, México, cgarcia@enesmorelia.unam.mx

É Engenheiro em Eletrônica e Comunicações. Possui Mestrado e Doutorado em Engenharia (Energia) pelo então Centro de Pesquisa em Energia (atualmente Instituto de Energias Renováveis) da UNAM. É membro do Sistema Nacional de Pesquisadores com Nível I. Atualmente, é professor pesquisador do curso de Ciências Ambientais da Escola Nacional de Estudos Superiores, Unidade Morelia, da Universidade Nacional Autônoma do México.

Bernardina Alejo Justo, Colegio de Bachilleres del Estado de Michoacán (COBAEM), Michoacán, México, alejojusto27@gmail.com

É licenciada em Biologia pela Universidade Michoacana de San Nicolás de Hidalgo. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Contemporânea das Américas. Possui 10 anos de experiência no ensino de nível médio. Atualmente, é professora no Colégio de Bacharelado do Estado de Michoacán, Campus #84

Publicado

27-12-2024 — Atualizado em 10-03-2025

Versões

Como Citar

LÓPEZ-SOSA, L. B.; BUSTAMANTE, C. A. G.; JUSTO, B. A. REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO POPULAR PARA A GESTÃO DE ENERGIA EM COMUNIDADES INDÍGENAS NO MÉXICO. Revista UFG, Goiânia, v. 24, n. 30, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v24.81253. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/81253. Acesso em: 15 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo, Educação Indígena e Educação Quilombola: caminhos de resistência e (des)encontros com novas e outras narrativas